Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Acessibilidade nos Sistemas Processuais Eletrônicos é o tema do Sisejufe ao Vivo desta quinta-feira

O início está marcado para às 16h no Canal Sisejufe no Youtube, com retransmissão pelo Facebook

#ParaTodosVerem #ParaTodesVerem #PraCegoVer Card com fundo branco na parte superior e azul da metade pra baixo, com detalhe na diagonal. Acima, Sisejufe ao Vivo escrito com letras pretas. Abaixo, o tema da live: Acessibilidade nos Sistemas Processuais Eletrônicos (em azul). Na sequência, texto diz como acessar a live: sisejufe.org.br/aovivo (em preto). Em seguida, texto num círculo informa: Quinta-feira, 24 de setembro, às 17h (Em letras brancas) No meio do card, quatro retângulos lado a lado descrevem informações sobre os convidados. Primeiro retângulo há uma foto do convidado com seguinte texto: Dulavim de Oliveira - diretor do Sisejufe. Segundo retângulo há foto do convidado com texto: Ricardo Azevedo - coordenador do DAI do Sisejufe. Terceiro retângulo, com foto do convidado, diz: Cristiano M. Moreira - advogado e professor. Quarto retângulo diz: Alexandre Comte - servidor da JE do RS. Em seguida, está escrita a palavra “Participação”: Alison Azevedo - diretor do Sinjufego e assessor de Trabalho da ONCB; logo abaixo, está escrito: Mediação: Cristiane Vianna Amaral - jornalista (sem foto). Do lado direito, no rodapé, a logo do Sisejufe. Fim da descrição.

Acessibilidade nos Sistemas Processuais Eletrônicos é o tema do Sisejufe ao Vivo desta quinta-feira (24/9), com início às 16h. O coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe (DAI), Ricardo Azevedo, o diretor do Sisejufe Dulavin de Oliveira, o advogado e professor Cristiano Moreira, o servidor da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul Alexandre Comte e o diretor do Sinjufego e assessor de Trabalho da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Alison Azevedo, são os debatedores. A mediação é da jornalista do Sisejufe Cristiane Vianna Amaral. Para acompanhar e participar com perguntas, é só clicar no link  ww.sisejufe.org.br/aovivo  ou entrar no Facebook do sindicato na hora marcada.

A ideia é provocar a discussão sobre qual o grau de acessibilidade dos principais sistemas processuais do Judiciário, inclusive o estadual. Desde março, quando o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fez mudanças em seu portal, o sistema de captcha (utilizado como ferramenta anti-spam) deixou de ter áudio, o que impede que pessoas cegas ou de baixa visão, surdas não oralizadas, idosas e disléxicas, ou com outras deficiências, possam entrar sem auxílio. Segundo Azevedo, que também é dirigente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro (Adverj), a entidade já protocolou ofício para reverter a situação, mas até agora não obteve retorno.

O debate vai abordar não apenas as dificuldades de acesso pelos servidores públicos, mas também pelos advogados e público em geral.

Setembro é o mês dedicado a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. Nesse sentido, o Sisejufe tem realizado diversas iniciativas para combater o preconceito e o capacitismo. A live vai contar com a intérprete de libras Rosane Rabelo.

Últimas Notícias