Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

A Justiça é Mulher: servidora Aniele Xavier conta a experiência de escutar, como psicóloga, outras mulheres em sofrimento

Seguimos nossas homenagens do mês de março, lembrando que não apenas a justiça é mulher, mas o trabalho também é feminino, no mercado, nas justiças, na agricultura e dentro de casa. É sobre esta sobrecarga e o sofrimento causado por ela que Aniele Xavier, psicóloga da Justiça Federal, fala quando conta sua história:

“Muitos momentos do meu trabalho me impactaram como mulher – inclusive o próprio trabalho, sendo mãe, divorciada, precisando conciliar muitas jornadas de trabalho remunerado e doméstico. No entanto, tomando alguma distância da minha própria vivência, o que mais me impactou ao longo desses 8 anos de judiciário (idade da minha filha) foi a experiência de escutar, como psicóloga, outras mulheres em sofrimento. Esse sofrimento, na maioria das vezes, acarretado por experiências de assédio sexual e moral. Mas também, muitas vezes fruto das dificuldades impostas às mulheres que precisam conciliar a função de cuidado com filhos e o trabalho em ambientes que não tratam essas questões com a sensibilidade necessária.”

#pratodesverem – Card lilás, roxo e branco com balões em linhas sinuosas. Do lado esquerdo, tem a foto da servidora Aniele Xavier, que está sorrindo, cabelos no ombro; ela usa camisa e colar brancos. Do lado direito susperior há a logo do projeto do Mês das Mulheres, com ilustração de uma servidora negra segurando a balança da justiça com a frase “A justiça é mulher”. Logo abaixo vem o texto: MÊS DA MULHER e a frase de autoria da Aniele Xavier já descrita no parágrafo acima.
No rodapé à direita estão as logos do Sisejufe e do Departamento de Mulheres

Últimas Notícias