Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Plenário aprova regimento eleitoral na noite de segunda-feira (29/4). Inscrições das chapas acontecem até o fim da manhã

Plano de lutas será votado nesta terçafeira (30/4)

O plenário aprovou, na noite desta segunda-feira (29), o Regimento Eleitoral do processo que elegerá a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da Fenajufe para os próximos três anos (2019-2021). 

A proposta foi apresentada pela Comissão Eleitoral integrada pelos delgados João Paulo Zambom (Democracia e Luta), Leonardo Couto (Luta Fenajufe), Osmarino Junior Tavares Teixeira (Liberta Fenajufe), Abílio Neto (Base Unida), Gerson Appowzeller (Vanguarda) e Dalmário de Oliveira Filho (Reage Fenajufe).

Pelo regimento, as eleições acontecem nesta terça-feira (30), com inscrição das chapas e candidatos ao Conselho Fiscal das 10h às 12h.

A Comissão Eleitoral publicará a lista das chapas inscritas até às 15 horas. O prazo de impugnação será das 15h às 15:30h. Ficou decidido que cada chapa deverá preencher o mínimo de 30% de negros e negras; e 30% de mulheres. 

A votação para a nova Diretoria Executiva e conselheiros fiscais acontecerá das 21h às 23h desta terça.

PLANO DE LUTAS  

IMG_0804Ao longo da tarde de segunda-feira, foi discutido o Plano de lutas que vai ser seguido pela Fenajufe no próximo triênio. A votação ficou para esta terça. O campo Democracia e Luta unificou tese apresentada com o Judiciário Progressista e Luta Fenajufe. O documento indica greve geral, datas de mobilização, luta contra a Reforma da Previdência, defesa do serviço público e da Justiça do Trabalho, saúde do trabalhador e acessibilidade, entre outros itens.  

 

PROTESTO CONTRA RACISMO

IMG_0858Um protesto marcou o 3º dia de Congrejufe, chegando a interromper as atividades por mais de uma hora. O delegado Guilherme Luiz Santos da Silva teve uma postura considerada desrespeitosa com o coletivo. Ele apareceu vestindo uma camisa com símbolo tido como racista, usado por grupos que pregam ódio aos negros e às minorias. O plenário aprovou a expulsão do delegado do congresso, com ressarcimento das despesas à federação e providências cabíveis cíveis, criminais e administrativas. Também foi deliberada a retirada do caderno de propostas do Guilherme. 

O diretor do Sisejufe e delgado Amauri Pinheiro entregou uma resposta à mesa para comprovar que Guilherme teria manipulado dados ao apresentar uma proposta contra o NS.

CONGREJUFE APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TRIÊNIO 2016-2019

Os delegados também aprovaram, na segunda-feira (29), o parecer apresentado pelo Conselho Fiscal sobre a apreciação das contas da Fenajufe do triênio 2016-2019.

Após alguns esclarecimentos solicitados pelos presentes, foi apresentado o parecer da análise das contas do período de março de 2016 a março de 2019 que manifestou a aprovação do balanço com ressalvas. O Conselho reiterou “as recomendações feitas quanto à ausência de comprovação de recolhimentos previdenciários de coordenadores liberados”.

REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA X INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IMG_0800Ainda na segunda-feira, foi apresentado o painel Reestruturação Produtiva no PJU e MPU x Inteligência Artificial. O palestrante Démerson Dias, servidor da Justiça Eleitoral de SP, abordou os desafios da reestruturação produtiva, que impacta diretamente nas condições de trabalho e política salarial. O secretário de Tecnologia da Informação do STF, Edmundo Veras, abordou o tema Inteligência Artificial.

Foi apontado no debate que a vida dos trabalhadores é reiteradamente precarizada e isso não diminuiu nos dias atuais. Toda melhoria que houve na vida dos trabalhadores foi fruto de luta e não proporcionada pela sistema.

IMG_0807Edmundo Veras destacou que a vida tecnológica está trabalhando em substituição à mão de obra, mas a economia de tempo nos processos não se reflete na diminuição da carga horária dos trabalhadores, embora o uso excessivo de tecnologias desencadeie reflexos na saúde do trabalhador, com aparecimento de doenças como Ler (Lesão por Esforço Repetitivo), Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) e mais recentemente a depressão.  “Condição de trabalho é parte fundamental da organização do trabalho. Não podemos mais dissociar essa luta”, apontou.

O especialista alertou que é preciso discutir na base a realidade que está apontada a partir da reestruturação pela tecnologia e inteligência artificial. Os delegados do Sisejufe Lucena Pacheco e Sonia Moreira fizeram intervenções sobre os impactos das novas tecnologias na vida do trabalhador. Lucena defendeu uma política forte de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras.

IMG_0811IMG_0820 IMG_0826 IMG_0827 IMG_0828 IMG_0829 IMG_0830 IMG_0831 IMG_0832 IMG_0834 IMG_0835 IMG_0838 IMG_0839 IMG_0841 IMG_0843 IMG_0848 IMG_0849 IMG_0850 IMG_0851 IMG_0866 IMG_0871

Últimas Notícias