No propósito de levar a efeito as linhas de ação traçadas por representantes dos diversos sindicatos presentes na última Reunião Ampliada da Fenajufe, o servidor Lucas Ferreira Costa, da 90ª Zona Eleitoral de Volta Redonda, na manhã desta quinta-feira (23/02), esteve reunido com o diretor financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense ( Sindmetalsf), Edmilson José Alvarenga, o gerente de Planejamento e Controle da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR) Thiago Martins, e o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Júlio Alves. A iniciativa do delgado da Ampliada de fazer a reunião foi a de deflagrar uma série de trabalhos em conjunto na região que abrangesse as representações sindicais de diversas categorias profissionais e envolvesse a sociedade civil organizada, tendo em vista a conscientização da população local e uma maior participação dos cidadãos nos movimentos de resistência à reforma da previdência pública.
Na reunião foram partilhadas informações sobre como cada grupo sindical já vem reforçando o tema perante os respectivos trabalhadores de sua área e como vêm realizando a divulgação dos esclarecimentos necessários à população do Sul Fluminense, a fim de desmentir as falácias do déficit da Previdência e demonstrar as perversidades contidas na PEC 287/16. Nesse sentido, Júlio Alves destacou a existência de um comitê intersindical do Sul Fluminense, que agrega representantes de variados setores para debater questões envolvendo, por exemplo, os ataques aos direitos trabalhistas e ao direito de greve, além da reforma previdenciária em si, e convidou os presentes para a próxima reunião, a ser realizada no início de março.
Os participantes concordaram com o uso de grafismo e arte comum por todos os interessados na ação conjunta, a fim de se conferir maior identidade visual ao movimento, no que foi apresentado o material elaborado pelo Sisejufe, que ficou de ser compartilhado para a produção de mais itens a serem usados numa agenda comum.
Os dias 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e dia 15 de março, data em que deve ocorrer paralisação com abrangência nacional, foram reforçadas como datas cruciais em que devem ser promovidas manifestações de maior vulto, sempre em conjunto, com trocas de informações e ideias para a realização dos eventos, para se obter a maior efetividade.
Thiago Martins informou que no dia 13 de março, em conjunto com a CTB, realizará evento na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda, contando com a presença de especialistas no tema, como a professora e pesquisadora do Instituto de Economia da UFRJ, Denise Gentil, que defendeu tese de doutorado “A falsa crise da Seguridade Social no Brasil: uma análise financeira do período 1990 – 2005”.
Para Edmilson Alvarenga, já existe séria preocupação entre os metalúrgicos com a possibilidade da aprovação de projetos de lei que retiram direitos trabalhistas e notadamente com o risco de a Reforma da Previdência vir a cercear o direito à aposentadoria especial, além de todos os absurdos que tenta impor à população em geral.
De acordo com Lucas, outros grupos sindicais devem ser procurados para ampliação do movimento contra a Reforma da Previdência. “A iniciativa mostra a relevância de buscarmos diversas frentes de atuação, como medida necessária ao atingimento do nosso objetivo, que não é outro senão o de proteger nossos direitos, tão duramente conquistados ao longo da história.
Imprensa Sisejufe