Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Nota de Repúdio ao prefeito eleito de São Paulo

Nós, diretores  (as) do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), vimos através da presente moção repudiar o que foi declarado pelo Prefeito eleito da cidade de São Paulo em relação às crianças com deficiência.

João Dória, prefeito eleito na cidade de São Paulo eleito em primeiro turno pelo PSDB, disse que doará seu primeiro salário em janeiro de 2017 para as crianças “defeituosas” da Associação de Assistência às Crianças com Deficiência da (AACD).

Entendemos não ser mais possível e cabível tais termos em plena de vigência da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em nosso território, mormente pelo fato de ter tal convenção valor de letra constitucional no ordenamento jurídico pátrio. Tal termo gera uma conotação completamente inaceitável para os dias atuais, onde cada vez mais as pessoas com deficiência lutam por dignidade e espaços em sociedade. O termo “Crianças Defeituosas” se faz ainda mais teratológico quando utilizado por uma pessoa pública e que será o dirigente máximo daquela que é a maior e mais importante cidade do país.

O fato de a sigla AACD ter significado um dia Associação de Assistência à Criança Defeituosa não dá o direito de se referir a tal instituição como tal. Os tempos em que foi criada tal entidade eram outros e hoje em dia o nome já está devidamente corrigido.

Se referir a crianças com deficiência como crianças defeituosas não se está ofendendo tão somente à instituição AACD, mas a todo o segmento das Pessoas com Deficiência, que todos os dias precisam lutar e muito para terem dignidade e serem reconhecidas enquanto cidadãos em nossa sociedade. Para construirmos algo e conquistarmos Direitos, levamos muitos anos, décadas, talvez séculos, mas para desconstruir o processo é muitíssimo rápido, bastando, muitas vezes, uma única palavra mal empregada.

 Portanto, o Núcleo das Pessoas com Deficiência do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe) vem a público repudiar veementemente as palavras do Prefeito eleito de São Paulo.Rio,

 

26/10/2016 

Diretoria do SISEJUFE

Últimas Notícias