Os servidores do Judiciário Federal esclareceram dúvidas e defenderam seus pontos de vista sobre a filiação do Sisejufe à Central Única dos Trabalhadores (CUT-RJ) no debate promovido pelo sindicato na noite desta terça-feira (17/5). A participação da categoria, no entanto, foi considerada baixa: apenas 74 pessoas compareceram ao evento. O encontro, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, durou quase três horas.
A defesa da manutenção da filiação à CUT foi feita pelo diretor-executivo da entidade no Rio Grande do Sul, Marcelo Carlini, que falou aos presentes sobre o papel histórico e também sobre o momento atual da Central nas lutas dos trabalhadores. O convidado favorável à desfiliação do Sisejufe à CUT, Rinaldo Martins de Oliveira, servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), não compareceu ao debate e foi substituído por três servidores: o integrante do coletivo Renova Sisejufe Leonardo Couto Chueri (servidor do TRE-RJ), Denis Souza (oficial de justiça) e Sérgio Pereira (TRF2).
Cada lado teve meia hora para expor seus argumentos. Em seguida, os servidores* se inscreveram para fazer perguntas ou emitir suas opiniões. Houve momentos de tensão quando grupos de sindicalizados, ora defendendo a CUT, ora defendendo a desfiliação, tentaram interromper as falas dos convidados.
Para manter a maior isenção possível em relação a este processo de discussão, a direção colegiada do Sisejufe deliberou pela divulgação de uma publicação especial com os detalhes do debate, que será distribuída para toda a base, antes da assembleia geral de votação sobre a filiação, marcada para o dia 24 de maio (terça-feira), ao meio-dia, em frente à Justiça Federal Rio Branco, na Cinelândia.
O informe também será disponibilizado no site e nas redes sociais do sindicato. Logo após o debate na ABI, foram feitas entrevistas com o convidado da CUT, Marcelo Carlini, e com representantes do coletivo Renova Sisejufe, que preferiram responder de forma conjunta. A publicação a ser distribuída pelo sindicato, mostrará os principais pontos defendidos por cada lado.
O debate na ABI será disponibilizado em vídeo nos canais de comunicação do Sisejufe assim que estiver finalizado.
* Veja, na ordem, os servidores que fizeram inscrições para expor suas opiniões no debate:
Vanise Jugurtha – JF Rio Branco
Simone Lemes – TRT-RJ
Denis Lopes de Souza – TRT-RJ
Luis Alberto Feitosa – TRT-RJ
Helenio Porto – TRE-RJ
Sérgio Pereira – TRF2
Mario Cesar Pacheco – JF Venezuela, diretor do Sisejufe
Roberto Ponciano – JF Venezuela, representante sindical
Isaias Iack Ximenes – JF Almirante Barroso, representante sindical
Dulavim de Oliveira Lima Junior – JF Almirante Barroso, diretor do Sisejufe
Ricardo Azevedo – JF Almirante Barroso, diretor do Sisejufe
Og Carramilo – JF Equador
Alexander Oliveira – JF Almirante Barroso, representante sindical
Wilians Faustino – TRT-RJ, diretor do Sisejufe
Wanderson Leão Alves – TRF2
Lygia de Siqueira Porto – aposentada/TRT
Bernardo Damásio – TRF2
Soraia Marca – TRF2, diretora do Sisejufe
Mauricio Muller – TRE-RJ
Alguns momentos do debate: