Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Em retomada de votações, PL 2648 não é apreciado, mas líderes do governo e do PSD afirmam trabalhar para votar projeto na próxima semana

Presidente do STF terá reunião com ministro do Planejamento nesta quinta no Supremo

Em retomada de votações, PL 2648 não é apreciado, mas líderes do governo e do PSD afirmam trabalhar para votar projeto na próxima semana, SISEJUFE
Presidente do STF terá reunião com ministro do Planejamento nesta quinta no Supremo

A reunião de líderes da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (18/5), não incluiu o PL 2648 na pauta. Os partidos acordaram que seriam apreciadas apenas duas das quatro medidas provisórias que trancam a pauta de votações: a MP de combate ao vírus Zika e a que trata de contratos de concessão de energia. Na expectativa de que se abrisse uma janela para outras votações, o presidente do Sisejufe Valter Nogueira Alves, o diretor-geral do STF Amarildo Vieira, o presidente do Sindiquinze Zé Aristéia e a coordenadora da Fenajufe Mara Weber estiveram no plenário ao longo do dia acompanhando as votações das MPs e conversando com líderes para tentar incluir o projeto de reajuste salarial dos servidores do Judiciário Federal na pauta, o que acabou não acontecendo.

Líderes trabalham para votar PL 2648 na próxima semana

Em conversa com os dirigentes sindicais e o diretor-geral do Supremo, os líderes do governo André Moura e do PSD Rogério Rosso, disseram que trabalham para aprovar o projeto na próxima semana, provavelmente na segunda ou na terça. Para Valter Nogueira, já começa a se consolidar uma possibilidade de entendimento para que as votações em plenário sejam retomadas.

A reunião de líderes da próxima segunda-feira (23/5), marcada para 16h30, vai fechar a pauta das sessões de segunda-feira à noite e terça-feira de manhã ou à tarde. Ainda há a possibilidade de ser realizada uma sessão conjunta na terça-feira à noite. Na quarta, haverá apenas sessão de debates.

O presidente do Sisejufe avalia que o cenário de votações tem melhorado.  “Se Waldir Maranhão se afastar da condução dos trabalhos do Plenário para cuidar apenas da condução das reuniões de líderes e das questões administrativas da Presidência da Casa e as sessões plenárias sejam presididas por outros parlamentares, conforme está se cogitando, haverá espaço para votação de propostas”, diz Valter.

PT vai exigir que acordos firmados sejam cumpridos, segundo líder

Em retomada de votações, PL 2648 não é apreciado, mas líderes do governo e do PSD afirmam trabalhar para votar projeto na próxima semana, SISEJUFE

Afonso Florence, líder do PT, em conversa com Valter Nogueira, Zé Aristéia e Edmilton Gomes

Os dirigentes sindicais também se reuniram nesta quarta com o líder do PT, Afonso Florence. Ele disse que seu partido vai manter em obstrução na Câmara as medidas de retirada de direitos que o presidente Michel Temer vai mandar, mas em relação ao reajuste dos servidores do Judiciário não vai haver obstrução e eles vão exigir que os acordos firmados sejam cumpridos.

Presidente do STF terá reunião com ministro do Planejamento 

Devido aos atrasos nas votações do PL 2648 e do projeto de lei do STF, o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski vai se reunir nesta quinta-feira (19/5) com o ministro do Planejamento Romero Jucá para cobrar celeridade na apreciação das duas propostas.

O projeto de recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal, que foi negociando com o governo Dilma, tem o aval do Planejamento. Uma nova tabela foi apresentada pelo diretor-geral do STF Amarildo Vieira no final de abril com uma fórmula que aproveita os recursos dos meses de janeiro a abril, de cerca de R$ 100 milhões e não altera o percentual de 41,47%, nem a implementação em quatro exercícios. O ideal é que o PL seja aprovado ainda em maio a fim de garantir o aproveitamento destes recursos.

Últimas Notícias