O Sisejufe esteve presente na mobilização nacional realizada na última sexta-feira (23/5), em frente ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em Brasília, em defesa da isonomia do Auxílio-Saúde entre magistrados e servidores. A atividade, convocada pela Fenajufe, reuniu entidades sindicais de todo o país e reforçou a luta pela valorização do funcionalismo do Judiciário Federal.
O sindicato foi representado pela presidenta Lucena Pacheco, pela diretora Soraia Marca – que também integra a Coordenação-Geral da Fenajufe –, pelo diretor João Victor Albuquerque e pelo assessor parlamentar Alexandre Marques.
Durante o ato, Soraia repassou informes importantes sobre a atuação conjunta do Sisejufe com a Fenajufe e os demais sindicatos de base, destacando a unidade do movimento sindical em torno das pautas prioritárias da categoria que tramitam no Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Assista abaixo:
https://www.instagram.com/reel/DKAFFjjxi2g/?igsh=NGZ3MTg5c2pod2Vv
A mobilização em Brasília coincidiu com a realização da sessão do CSJT, que, embora não tenha pautado o tema da isonomia do Auxílio-Saúde, foi acompanhada atentamente pelos manifestantes como forma de pressão. O ato foi mais uma ação dentro do calendário de lutas aprovado no 12º Congrejufe.
A sessão teve duas decisões que afetam os servidores e servidoras: na primeira, o CSJT rejeitou pedido da Fenajufe, que buscava a regulamentação do adicional de atividades penosas para servidores da Justiça do Trabalho, sob o argumento de ilegitimidade formal da entidade, ignorando o mérito do pleito (leia aqui); na segunda decisão, o Conselho manteve a suspensão de pagamentos integrais a servidores sem decisão judicial definitiva sobre Quintos. (leia neste link)
Mobilização junto à base
Além da presença na capital federal, o Sisejufe também promoveu um ato no Rio de Janeiro, reunindo filiadas e filiados em mais uma demonstração de mobilização da base. A ação local reafirmou o empenho do sindicato com a luta nacional, fortalecendo o engajamento da categoria em defesa do Auxílio-Saúde.
A entidade também promoveu uma live conjunta com sindicatos parceiros, que contou com a participação direta dos manifestantes em Brasília, no debate sobre a luta pela isonomia no tratamento da saúde de magistrados e servidores. Assista a live neste link.
Os registros das mobilizações em Brasília e no Rio de Janeiro estão disponíveis no perfil oficial do Sisejufe no Instagram: @sisejufe. Acompanhe e compartilhe!
Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sisejufe