As diretoras do Sisejufe Lucena Pacheco e Andrea Capellão fizeram questão de prestigiar a cerimônia de posse da nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, que terá mandato até janeiro de 2025. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 26/01, e foi realizado no Plenário Délio Maranhão, no prédio-sede do regional fluminense.
O novo presidente da casa é o desembargador Cesar Marques Carvalho, que terá como vice-presidente o desembargador Roque Lucarelli Dattoli. À frente da Corregedoria Regional agora estão os desembargadores Marcelo Augusto Souto de Oliveira (corregedor) e Maria Aparecida Coutinho Magalhães (vice-corregedora).
Andrea Capellão, diretora do Sisejufe e analista do TRT1, relembrou os tempos difíceis vivenciados por todo o Judiciário e falou com alegria e esperança sobre a nova gestão do TRT1:
“O Judiciário tem passado por momentos difíceis, e não seria diferente com a Justiça do Trabalho. Restrições orçamentárias, pandemia e, para completar, ataques sistemáticos por alguns membros do Poder Executivo, sempre buscando o descrédito da instituição. O Desembargador Cesar Marques Carvalho tem imensos desafios pela frente, mas sua trajetória mostra que ele é a pessoa ideal para enfrentá-los. Trata-se de pessoa extremamente comprometida com a missão da Justiça do Trabalho, que já demonstrou sua capacidade de trabalho e de liderança nesses mais de 30 anos de magistratura. Estou certa de que a relação do TRT1 com o Sisejufe será proveitosa e respeitosa, pontuada pelo diálogo e pelo espírito democrático. Desejo sucesso à nova gestão”.
Lucena Pacheco também comentou: “A participação da entidade representante dos servidores e servidoras é fundamental nas administrações para estabelecer diálogo em prol da categoria.”
Na solenidade, também foram empossados os desembargadores José Luis Campos Xavier, como presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais; Leonardo Pacheco, como diretor da Escola Judicial; e Carlos Henrique Chernicharo, como ouvidor.
Além disso, pela primeira vez na história do TRT1, houve a posse de uma desembargadora como ouvidora da Mulher, já que a Ouvidoria da Mulher foi instituída no TRT1, em setembro do ano passado. Maria das Graças Paranhos, a decana do tribunal, é a primeira a ocupar o cargo, informa o site do Tribunal.