Em 31 de Julho, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a portaria 119/2020 que cria o Fórum Permanente de Gestão e Carreira dos Servidores do PJU. A publicação é resultado de anos de luta da Fenajufe que sempre defendeu o que é melhor para a categoria. A Federação terá seis representantes.
Com a conquista, a federação teve reconhecida sua luta pelo melhor para o conjunto dos servidores e servidoras do PJU e MPU. Várias entidades vieram a público para reconhecer a importância da conquista, entre elas o Sisejufe.
“Foi uma grande vitória para a categoria, num momento de ataques contínuos aos direitos dos servidores, ainda mais neste contexto político de retirada de direitos e de desqualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público. Esta conquista, trás um pouco de esperança e ânimo que renova a necessidade de continuarmos na luta por melhores condições de trabalho e por respeito ao serviço público”, enalteceu a direção do Sisejufe.
O Sindicato dos Servidores da Sétima Região da Justiça do Trabalho, (Sindissétima /CE) congratulou a federação. Em ofício, a entidade de base no estado do Ceará, ressalta o trabalho e reconhece a importância do Fórum para a categoria. “Esse importante espaço de diálogo tem o potencial de colaborar para o avanço das demandas gerais da categoria, assim como para o atendimento das reivindicações específicas dos Auxiliares Judiciários, Técnicos Judiciários, Analistas Judiciários, Agentes de Segurança Judiciária e Oficiais de Justiça Avaliadores Federais.”
Em Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União (Sindjufe/MS) também se manifestou. No ofício recebido pela federação, a diretoria do sindicato enaltece e homenageia a Fenajufe “pela meritória conquista alcançada”, que por tanto tempo almejava toda a categoria.
A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal – (Assejus), encaminhou ofício onde parabeniza a Federação e reconhece que “os representantes da Federação que integrarão o fórum por certo aumentam a responsabilidade em seu atuar, mas igualmente renova as esperanças de que a Fenajufe saberá cumprir seu papel histórico e sua finalidade institucional e defender os interesses da categoria que representa em nível nacional”.
Outro Sindicato de base, o Sindijufe/MT, (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso) também parabeniza a Federação. O Sindijufe comunga com as outras entidades e reconhece que nesse momento em que os servidores públicos estão sendo desvalorizados pelo atual governo, a criação do Forum com a participação de servidores é de extrema importância e relevância e que “as lutas da nossa Federação são nossas bandeiras de luta”.Para o sindicato o Forum é um espaço para discutir os diversos assuntos com os tribunais, inclusive a crise sanitária que assola o país.
A participação da Fenajufe nas discussões de carreira dos servidores e servidoras é uma vitória há muito desejada. Pela primeira vez os tribunais superiores e o conselho vão ouvir os anseios da categoria por ela mesma. O Forum dá autonomia para a Fenajufe opinar e decidir pelo melhor para a carreira dos servidores. Reivindicações antigas como mudança no nível de escolaridade para o cargo de técnico (NS), a criação da Policial Judicial, a questão dos auxiliares a inteligência artificial, a democratização das gestões dos tribunais entre outras, serão discutidas sob o olhar dos servidores.
Além dos representantes da Fenajufe (seis), o fórum terá em sua composição um representante do STF, CNJ, STJ, TST, TSE, STM, TJDFT. O formato de distribuição para os membros da Federação garante a representatividade de cada região do país. A direção agora avalia os nomes a serem encaminhados, respeitando a representação das forças que compõem a diretoria executiva.
Fonte: Joana Darc Melo, da Imprensa Fenajufe e Imprensa Sisejufe