O Departamento de Aposentados e Pensionistas realizou nessa terça-feira (30/7) seu tradicional bingo, com muitos brindes aos participantes.
No início da reunião, a conselheira fiscal e servidora aposentada do TRT, Anny Figueiredo, e a assessora política do Sisejufe Vera Miranda falaram sobre a conjuntura nacional, especialmente sobre a luta pela Reforma da Previdência.
A votação em segundo turno da Reforma da Previdência na Câmara está prevista para a próxima semana. “Continuamos a pressionar deputados e senadores para diminuir os danos que serão causados ao funcionalismo e a todos os trabalhadores caso essa medida for aprovada”, explicou Anny.
A orientação da Fenajufe é ocupar os espaços e cobrar os parlamentares tendo em vista, também, o ano eleitoral que se aproxima e a pressão sobre aliados políticos, prefeitos, vereadores, deputados estaduais. A federação acredita que reforçar a insatisfação contra a PEC 6/2019 pode gerar bons resultados.
Na semana seguinte, diretoras do Sisejufe participam do Dia Nacional de Mobilização, Paralisações e Greves em defesa da Educação, emprego e pela aposentadoria (contra a PEC 6/2019) em Brasília, no dia 13 de agosto.
As diretoras também vão integrar a Marcha das Margaridas que ocupa a capital federal no dia seguinte. Um dos objetivos do movimento é sensibilizar para a luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência. A Reforma da Previdência também ganha destaque, já que as mulheres estão entre os segmentos mais prejudicados se as mudanças forem aprovadas. A organização da delegação fluminense das servidoras do judiciário está sendo construída de forma conjunta entre o Sisejufe e o Sindijustiça. Sindicatos de todo o país já estão se preparando para a mobilização.
Vera adiantou ainda que os dois sindicatos do Rio de Janeiro devem fazer um encontro de aposentados no segundo semestre.