Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Aposentados pregam união para evitar perdas de conquistas históricas

Compromisso foi assinado no 7º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas, ocorrido em Caraguatatuba, litoral de São Paulo

DSC_0235O Rio de Janeiro vai sediar, em 2020, o 8º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas, que será promovido pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de Janeiro (Sisejufe), em período a ser ainda definido. O anúncio foi feito no encerramento do 7º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas, realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), em Caraguatatuba, São Paulo, no período de 22 a 26 de julho. O SISEJUFE se fez representar por um grupo de nove aposentados e pensionistas, que aplaudiu as discussões em torno de debates que atingem direta e indiretamente a categoria. Em documento resultante do encontro – Carta de Caraguatatuba -, é defendida a necessidade de uma maior unidade dos servidores públicos dos diversos segmentos, com o objetivo de se evitar as perdas de conquistas históricas, em consequência de medidas que vêm sendo propaladas pelo Governo Federal, em especial quanto ao aumento das alíquotas previdenciárias e extraordinária e a redução das pensões.

DSC_0240O evento reuniu atividades distribuídas entre a Colônia de Férias da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp) e a Colônia de Férias do Sindiquinze. As palestras e debates tiveram como cenário o auditório da colônia do Aojesp. Compuseram a mesa de abertura do encontro um representante de cada sindicato participante. Após a cerimônia, foi proferida a primeira palestra, sobre a conjuntura atual do País, pela professora e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho do Instituto de Economia da Unicamp, Marilane Oliveira Teixeira. No segundo dia, o palestrante foi o advogado Rudi Cassel, assessor jurídico do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados, com longa explanação sobre ações judiciais de interesse de aposentados e pensionistas.

As demais atividades – entre elas, aulas de hidroginástica e oficinas de artesanato -, ocorreram em instalações do Sindiquinze. Também em espaço do sindicato, foram realizadas, em duas noites distintas, Festa Julina e Festa da Tainha, que, além de uma diversidade de quitutes, proporcionaram aos integrantes do encontro um clima de muita animação regada à música.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 19.40.43 (3)No que tange às oficinas, os participantes confeccionaram artesanato de fibra de bananeira e gabaritos, além de panos de pratos, sob orientação de voluntários do próprio Sindiquinze. O destaque ficou por conta do aposentado Roberto Motta, do Sisejufe, que, mesmo sem nenhum contato anterior com máquina de costura, acabou por montar um pano de prato. Pela façanha, chegou a ser aplaudido na cerimônia oficial de abertura do Encontro. Marilene dos Santos, também do Sisejufe, foi outra que se arriscou no empreendimento. “Foi um retorno ao passado, quando vivi minha primeira experiência com costura”, afirmou ao final do trabalho.

No dia 25, os participantes do 7º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas foram conhecer uma das famosas praias da região. E após a cerimônia de encerramento do evento, foram brindados com um show de stand-up, do humorista Jansen Serra, que dividiu opiniões. Mas houve unanimidade quanto ao sucesso do encontro de modo geral, no que diz respeito ao grupo do Sisejufe, integrado por, além de Marilene e Roberto, Célia Ribeiro de Barros, Eliane Silva, Francisco de Souza, Marcos Boente, Marly Vianna, Rose Medina e Roosevelt Arueira.

Texto: Célia Ribeiro de Barros

Fotos: Célia Ribeiro de Barros e Alexandre Marques

DSC_0240 DSC_0245 WhatsApp Image 2019-07-29 at 19.40.42 WhatsApp Image 2019-07-29 at 19.40.44 (1) WhatsApp Image 2019-07-29 at 19.40.44 (2) WhatsApp Image 2019-07-29 at 19.40.44

Últimas Notícias