O coordenador da Fenajufe, Roberto Ponciano, esteve nesta quinta-feira (17/10) pela manhã no gabinete do senador Paulo Paim (PT/RS), em reunião com as assessoras Denise Campello e Loni Elisete Maninca, para tomar conhecimento e dar apoio à PEC 54/2013, de autoria do senador, que dá integralidade e paridade tanto aos servidores aposentados por invalidez permanente, quanto aos servidores aposentados em aposentadoria especial, como pessoas com deficiência, oficiais de justiça, agentes de segurança e servidores que recebem insalubridade ou periculosidade.
Esta PEC é desdobramento da reunião anterior da Fenajufe com o senador (pedida pelo servidor da base do Rio Grande do Sul, Ari Heeck, e na qual estavam presentes também os coordenadores Roberto Ponciano, Cledo Vieira e João Batista), sobre o projeto de lei que dava integralidade e paridade aos servidores PCDs (pessoas com deficiência), que esbarrou na EC 43, e que apesar de garantir aposentadoria especial, não garante neste projeto integralidade e paridade, transformando a aposentadoria especial numa aposentadoria diferenciada com menor salário.
Na reunião, as assessoras relataram que é necessária uma grande mobilização dos sindicatos para que a PEC se torne realidade, já que existe resistência do planalto a ela. Roberto Ponciano disse que sabe desta intransigência do governo, mas que acredita que com a mobilização geral que farão os servidores em 2014, possa o governo negociar as PECs que tratam de integralidade e paridade dos servidores que não tenham sido atingidos pela EC 43. O coordenador da Fenajufe também comprometeu-se a divulgar a proposta e pediu uma audiência pública ao senador para tratar da Emenda. A assessoria do senador comprometeu-se a encaminhar o pedido e fazer de tudo para viabilizar esta audiência pública ainda este ano.