SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
REDES SOCIAIS
YouTube

PLENÁRIA NACIONAL DA FENAJUFE – Sisejufe apresentou resoluções em defesa dos aposentados

A diretora do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sisejufe, Neli Rosa, apresentou na XXII Plenária Nacional da Fenajufe uma série de resoluções em defesa do segmento, todas aprovadas. Também representaram o DAP em Salvador (BA) o diretor Amaro Faustino e a pensionista Rosimar Medina. O evento aconteceu de 2 a 5 de agosto.

A defesa da PEC 555, que revoga a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados, é a principal reivindicação. “Também precisamos lutar contra o aumento abusivo dessa alíquota para 14%”, defendeu.

Outras reivindicações apresentadas trataram do retorno da isenção dos descontos do Plano de Seguridade Social e correção da tabela do IPRF e o vencimento integral para aposentados por invalidez.

Para que as pautas do segmento tenham relevância no cenário nacional, a diretora defendeu a realização da reunião semestral do Conselho Nacional de Aposentados (Conap), conforme prevê o estatuto da entidade, bem como outras atividades para que a Fenajufe faça a defesa, de fato, das lutas do segmento. Também foi aprovada a resolução para que a federação fomente a criação de núcleos de aposentados e pensionistas nos sindicatos onde ainda não foram constituídos.

Foi incluída também a luta pela inclusão dos aposentados no programa de recebimento de remédio para tratamento de doenças crônicas, fornecidos pelos órgãos competentes.

O DAP está articulando um pedido de redução para 5%  do pagamento de contribuição previdenciária dos  aposentados e pensionistas. “Essa ideia partiu da nossa base, o que torna a proposta de suma importância”, destacou Neli. O Departamento está colhendo assinaturas para o documento, que deve ser apresentado no próximo encontro da Fenajufe.

Compartilhe