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Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Estrutura de Funcionamento da Diretoria 2023

Veja abaixo a Estrutura de Funcionamento da Diretoria Colegiada do SISEJUFE:

Eleitos para os cargos da Estrutura Executiva do Sisejufe os seguintes coordenadores:

 

  1. Lucena Pacheco Martins, como presidente;
  2. Ricardo Quiroga, como vice-presidente;
  3. Ronaldo das Virgens, como secretário de Finanças;
  4. Valter Nogueira, como secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio;
  5. Fernanda Lauria, como secretária geral
  6. Dulavim de Oliveira Lima Junior, como secretário de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho;
  7. Lucas Ferreira Costa, como secretário de Ações e Movimentos Sociais e Relações Institucionais;
  8. Soraia Garcia Marca, como secretária de Imprensa e Comunicação;
  9. Joel Lima de Farias, como secretário de Eventos, Esportes e Lazer;
  10. Anny Rodrigues Figueiredo, como secretária de Mulheres;
  11. Neli Costa Rosa, como secretária de Aposentados e Pensionistas.

 

Secretarias:

 

  • Secretaria de Finanças e Contabilidade: coordenar e fiscalizar os trabalhos da tesouraria e contabilidade do Sindicato; Guardar, sob sua responsabilidade, os valores e títulos pertencentes ao SISEJUFE; Promover a arrecadação das contribuições financeiras feitas a qualquer título; Efetuar pagamentos e adiantamentos autorizados pela diretoria colegiada; Prestar contas à diretoria colegiada e à categoria acerca do movimento financeiro, por meio de demonstrativos contábeis mensais e anuais, para encaminhamento à Assembleia Geral; Assinar, juntamente com o presidente, cheques, duplicatas, promissórias, cauções e outros documentos que obriguem financeiramente o SISEJUFE, bem como autorizar recebimentos, pagamentos e adiantamentos; Prestar todas as informações solicitadas relativas às finanças do sindicato, sempre que exigido por quem de direito e franquear para exame, os livros, documentos e saldos sob sua responsabilidade; Cumprir e fazer cumprir as resoluções do Conselho Fiscal; Diretoria Executiva, Diretoria Colegiada e Assembleia Geral; Participar à Diretoria Colegiada qualquer alteração ocorrida nos serviços de Tesouraria; Apresentar o relatório anual das atividades da Secretaria de Finanças e Contabilidade Organizar serviços contábeis do sindicato e manter sob guarda e responsabilidade todos os livros e documentos financeiros e de contabilidade; Elaborar e assinar, com o presidente, o balanço anual; Providenciar e regularizar todos os livros e documentos necessários ao pleno funcionamento contábil, fiscal e financeiro do SISEJUFE; Gerir a execução orçamentária e elaborar, conforme deliberação da diretoria, a proposta orçamentária anual do SISEJUFE.
    • Secretário: Ronaldo das Virgens

 

  • Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio: coordenar a administração do Sindicato nas áreas de pessoal, material e patrimonial; Ter sob guarda e responsabilidade, todos os livros de escrituração do patrimônio e os documentos que digam respeito ao uso, posse e domínio dos bens móveis e imóveis, com exceção dos que se referem a alçada da Secretaria de Finanças; Zelar pela existência e conservação desses bens; Controlar a aquisição de bens patrimoniais autorizados pela Diretoria Colegiada; Elaborar um cadastro de todos os móveis, imóveis e materiais diversos, mantendo inventário patrimonial, permanentemente em ordem; Prestar informações sobre bens patrimoniais do Sindicato; Acompanhar, com a Presidência, os atos de admissão, dispensa, suspensão de empregados e concessão de férias e licenças. Criar novas parcerias e firmar convênios para lazer, cultura, esporte e outros serviços de interesse da categoria e ter sob sua responsabilidade a guarda dos documentos, contratos, convênios atinentes a sua pasta; Coordenar a utilização dos prédios, imóveis e instalações do Sindicato; Na ausência do diretor de finanças, assinar juntamente com o presidente cheques, duplicatas, promissórias, cauções e outros documentos que obriguem financeiramente o SISEJUFE, bem como autorizar recebimentos, pagamentos e adiantamentos; Zelar pelo bom relacionamento entre funcionários e diretores e pelo funcionamento eficaz da administração do sindicato; Acompanhar junto à administradora e à operadora de plano de saúde a gestão do contrato, a sinistralidade e as negociações dos reajustes do Plano de Saúde da entidade; Apresentar mensalmente à Diretoria Colegiada, informações sobre o funcionamento da administração do Sindicato; Supervisionar e organizar o almoxarifado, a despensa da sede do sindicato, da sede campestre e da casa do Alto de tal forma que atenda as necessidades da entidade e dos usuários que frequentam esses espaços.
    • Secretário: Valter Nogueira

 

  • Secretaria Geral: organizar e assinar atas de reuniões e assembleias, coordenar a divulgação de reuniões das diversas instâncias de direção do sindicato, secretariar as reuniões da diretoria colegiada, da assembleia geral e dos congressos estaduais; Organizar a memória do sindicato, realizar pesquisas, levantamentos, análise e arquivamento de dados; Organizar e manter atualizado cadastro de sindicatos, federações, confederações, centrais de trabalhadores, fóruns e outras formas associativas que representem trabalhadores de qualquer natureza (serviço público ou privado, em nível nacional, estadual e municipal); Organizar e manter atualizado cadastro das autoridades dos Três Poderes e, em particular, daquelas que representam o governo nas negociações com os servidores públicos; Acompanhar, mediante levantamento de dados, as lutas e organizações sindicais de outras categorias; Elaborar ou atualizar, no início de cada gestão, proposta de regimento interno a ser submetida à Diretoria Colegiada; Organizar as propostas de alteração do estatuto a serem submetidas à Diretoria Colegiada; Fixar, em conjunto com as demais instâncias consultivas e deliberativas do Sisejufe, as diretrizes gerais da atuação política da entidade; Coordenar, anualmente, a elaboração da proposta de ação sindical do Sisejufe a ser aprovada pela Diretoria Colegiada; Realizar a cada mês reunião ordinária com a Assessoria Política e extraordinária sempre que necessário.
    • Secretária: Fernanda Lauria

 

  • Secretaria de Assuntos Jurídicos e Relações de Trabalho: coordenar os trabalhos do Departamento Jurídico da entidade e tomar conhecimento dos pedidos de assistência jurídica dos filiados sobre questões funcionais e encaminhar à assessoria jurídica para providências; Recepcionar, classificar, encaminhar e acompanhar, junto às administrações, as reclamações e denúncias dos servidores, formalizadas por escrito, preservada a identidade do reclamante quanto às questões profissionais, tais como excesso de carga de trabalho, falta de segurança e de recursos, inadequação de recursos normativos, exiguidade de tempo para a execução das tarefas, transferência a terceirizados das atribuições dos inerentes aos cargos de Analistas, Técnicos e Auxiliares Judiciários por parte das administrações; Acompanhar as questões judiciais de interesse dos filiados, informando-os a respeito de todas as fases dos processos; Manter acompanhamento da doutrina, jurisprudência, pareceres e decisões em matéria pertinente aos direitos, garantias, vantagens legais aos servidores bem como atuar para garantir à paridade devida aos aposentados e pensionistas; Acompanhar, com auxílio da assessoria criminal, os casos de crimes contra a integridade e/ou a vida dos servidores, com a finalidade de desvendar sua motivação e autoria, bem como, punir, de forma exemplar, os responsáveis nas esferas civil e criminal; Acompanhar a tramitação das ações judiciais impetradas pelo SISEJUFE junto à Justiça dos Estados e da União, bem como os processos administrativos em todas as instâncias do judiciário ou órgão federal, estadual ou municipal; Supervisionar e acompanhar as ações de defesa de interesses coletivos e individuais dos associados do Sindicato; Acompanhar as políticas públicas e legislação ordinária, elaborando e encaminhando sempre que necessário propostas que possibilitem o avanço da Política Social sob diretrizes que interessem à classe trabalhadora.
    • Secretário: Dulavim de Oliveira Lima Junior
    • Membros: Lucas Costa, Ricardo Soares, Alex Oliveira e Vera Pinheiro

 

  • Secretaria de Ações e Movimentos Sociais e Relações Institucionais: assessorar o Sindicato e suas instâncias e manter um arquivo atualizado e organizado
    sobre Legislação de Seguridade e Políticas Sociais, no sentido de desenvolver uma consciência crítica e dar orientação aos filiados sobre como desenvolver ações de solidariedade e voluntariado junto às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social e em organizações sociais que atuam na defesa dessas pessoas; Articular e promover intercâmbio com organizações e movimentos sociais visando a unificação de lutas; Coordenar atividades internas e externas, com o objetivo de promover a integração e solidariedade entre o movimento sindical e os demais movimentos sociais; Organizar encontros e seminários para discussão de assuntos relativos à defesa profissional; Estimular e orientar a participação da diretoria e da base nas questões sociais e comunitárias; Organizar e acompanhar com as demais entidades da sociedade civil debates, ações, seminários e palestras envolvendo temas afetos ao combate a pobreza, discriminação racial, machismo e outras formas de opressão; Realizar parcerias, apoios e fomento às ações, projetos e atos convocados pelas frentes e movimentos sociais organizados em defesa de direitos e contra a retiradas de direitos; Estreitar os laços com movimentos organizados que atuam em defesa da soberania nacional, da defesa da água, energia e riquezas naturais, participando da luta em defesa do meio ambiente e da soberania nacional; Realizar apoio e fomento à projetos de resistência cultural, combate à intolerância religiosa e outras formas de discriminação, bem como ações de promoção da igualdade de oportunidades e contra a discriminação no mercado de trabalho; Realizar apoio e incentivo aos movimentos sociais em defesa das pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social;

    • Secretário: Lucas Ferreira Costa
    • Membros: Anny Figueiredo, Edson Mouta, Pietro Valério e Vitor Hugo Teixeira

 

  • Secretária de Imprensa e Comunicação: colher e divulgar informações para categoria e o conjunto da sociedade; Desenvolver as campanhas publicitárias definidas pela Diretoria; gerir a página eletrônica e demais mídias sociais do SISEJUFE na rede mundial de computadores; Ter sob seu comando e responsabilidade os setores de imprensa, comunicação, publicidade e produção de material da área e contribuir com a secretaria-geral na organização da memória do Sindicato; Coordenar a elaboração, a publicação e a distribuição do Jornal, do Boletim e demais publicações do sindicato; Coordenar a convocação e divulgação de todas instâncias deliberativas da categoria e ser responsável pela guarda dos arquivos de matérias e documentos publicados pelo sindicato; Desenvolver e implementar projetos que estimulem a participação da categoria nas lutas do sindicato; Coordenar o Conselho editorial dos Veículos de Comunicação do Sindicato, quando criado.
    • Secretária: Soraia Garcia Marca
    • Membros: Valter Nogueira, Patrícia Fernanda Santos, Maria Oliveria e Ricardo Quiroga

 

  • Secretaria de Eventos, Esportes e Lazer: organizar eventos sociais, esportivos e culturais com o objetivo de estreitar os laços de convivência entre os sindicalizados e promover a confraternização e integração da categoria; Promover, por meio de suas atividades, a valorização e integração da cultura popular; Planejar a realização de eventos e festas comemorativas e zelar pela boa imagem e eficiência do sindicato em eventos associativos, recreativos e culturais de interesse dos sindicalizados; Realizar ações de estímulo à prática de esporte e de atividades que elevem a qualidade de vida, por meio de ações transversais de lazer e saúde.
    • Secretário: Joel Lima de Farias
    • Membros: Iuri Peixoto, Carlos Henrique Ramos, Victor Hugo Souza e Michele Maranhão

 

  • Secretaria de Mulheres: fortalecer a luta por igualdade de gênero e combater a discriminação e violência contra as mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade em geral; Promover ações e campanhas para sensibilizar e conscientizar a categoria e a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres; Apoiar e orientar as servidoras que sofrem assédio moral ou sexual no trabalho; Acompanhar e participar das discussões e demandas relativas às organizações dos fóruns da mulher; Organizar seminários, debates, congressos, oficinas e elaborar cartilhas informativas e educativas sobre os direitos da mulher; Organizar política de combate à discriminação contra a mulher, o assédio moral e o assédio sexual nos locais de trabalho; Orientar a qualificação do corpo jurídico para questões específicas de discriminação contra a mulher; Representar o Sisejufe nos eventos, seminários, debates, encontros sobre a luta da mulher trabalhadora.
    • Secretária: Anny Rodrigues Figueiredo
    • Membros: Fernanda Lauria, Renata Oliveira, Juliana Avelar e Helena Cruz

 

  • Secretaria de Aposentados e Pensionistas: defender os direitos e interesses dos aposentados e pensionistas e estabelecer
    intercâmbio com outras entidades; Participar de eventos, seminários, certames e reuniões que interessem aos aposentados e pensionistas; Incentivar, apoiar e acompanhar a organização dos servidores aposentados, integrando-os nas atividades do sindicato; Agir, articuladamente com as(os) sindicalizadas(os), na adoção de medidas que objetivem a união e a defesa de aposentados e pensionistas; Desenvolver e coordenar as necessárias estratégias junto à opinião pública, às demais associações civis, à mídia e ao Poder Público, para permanente valorização dos servidores públicos aposentados e pensionistas, especialmente na defesa dos princípios constitucionais da paridade e integralidade das aposentadorias e pensões; Lutar para que o Estado cumpra suas obrigações constitucionais e legais, de modo a proporcionar a aposentados e pensionistas assistência à saúde e atividades culturais e de lazer; Manter informativos e publicações de matérias de interesse dos aposentados e pensionistas; Representar o SISEJUFE em eventos ligados a aposentados e pensionistas; IX. promover a assistência social através de orientação em casos de falecimento de associados e dificuldades referentes ao atendimento dos planos de saúde, conveniados ou não ao sindicato.

    • Secretária: Neli Costa Rosa
    • Membros: Vera Pinheiro, Amaro Faustino, Soraia Marca e Helena Cruz

 

Departamentos:

 

  • Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral: formado por membros da diretoria colegiada com as seguintes atribuições: Discutir, formular e encaminhar lutas por melhores condições e relações de trabalho visando a saúde dos trabalhadores do judiciário; Apoiar os servidores com orientação e acompanhamento, inclusive com assessoria técnica e jurídica, nas questões relativas à saúde e condições de trabalho; Reivindicar condições de trabalho adequadas para os serviços médicos dos tribunais e tratamento justo para os trabalhadores com problemas de saúde; Combater o assédio moral em todas as suas formas; Lutar permanentemente pelo estabelecimento de Políticas de Prevenção à Saúde do Trabalhador; Lutar pela redução da jornada de trabalho.
    • Coordenadora: Aniele Xavier
    • Membros: Carla Nascimento e Soraia Marca.

 

  • Departamento de Articulações e diálogos para uma sociedade do bem viver: formado por membros da diretoria colegiada com as seguintes atribuições: Estabelecer relação com o conjunto dos movimentos sociais para ações de organização na temática; participar das atividades e coletivos que congregam as ações diversas frentes dos movimentos sociais, em especial das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras. Recepcionar, analisar e encaminhar dentro da diretoria os pedidos de apoio político e financeiro do movimento social de forma ampla e do movimento sindical em suas pautas conjuntas.
    • Coordenador: Edson Mouta
    • Membros: Ricardo Soares, Pietro Valério, Lucas Costa e Anny Figueiredo

 

  • Departamento de Cultura: formado por membros da diretoria, o departamento de cultura tem como atribuições: estruturar o departamento de cultura como espaço estratégico de atração dos servidores para participação das ações do sindicato. Consolidar um projeto de cultura que explore todas as formas de expressão cultural; ampliar a diversificação na programação cultural do SISEJUFE; Levar as ações do departamento de cultura para os foros da capital e do interior; estabelecer atividades culturais periódicas dentro dos espaços do sindicato; e, realizar atividades em parceria com o departamento de Esporte e Lazer para atividades de integração na capital e no interior.
    • Coordenadora: Helena Cruz
    • Membros: Carla Nascimento, Michelle Maranhão, Maria Oliveira e Lucena Pacheco Martins

 

  • Departamento de Combate ao Racismo: composto pelos integrantes da diretoria, representantes de base e de todos os sindicalizados e sindicalizadas que desejem militar nesta área. Possui as seguintes atribuições: Combater o racismo no Judiciário Federal e na sociedade; elaborar e encaminhar reivindicações que favoreçam o fim das discriminações nas relações de trabalho e no movimento sindical; articular-se no movimento sindical e com movimentos sociais sobre temas afins.
    • Coordenadora: Patricia Fernanda
    • Membros: Alexandre Graciano, Neli Rosa e Renata Oliveira

 

  • Departamento de Formação: formado por membros da diretoria colegiada com as seguintes atribuições: Criação das coordenadorias regionais para o acompanhamento e o encaminhamento das demandas do interior, baixada e região metropolitana; Parcerias com as outras coordenações para ampliação das políticas de qualificação, ações de treinamento, programa de pós-graduação e de cursos de capacitação on-line para obtenção de AQ e AQT; Organizar atividades de formação sindical para diretoria, representantes sindicais, lideranças da categoria e demais interessados; atividades de integração e apresentação do sindicato para os servidores, demonstrando o real papel do sindicato nas lutas da classe trabalhadora; seminários sobre organização sindical para dar conhecimento à categoria sobre o papel das entidades que organizam as lutas gerais (centrais sindicais, federações, sindicatos).Organizar seminários, cursos e oficinas de formação; ampliar o leque de atividades nas áreas de formação, visando à diversificação, mas sem perder a continuidade das atividades de formação consolidadas como preferenciais pela categoria. Consolidação do departamento de Formação e Capacitação Profissional como referência em processos de capacitação e qualificação para a categoria e para os demais segmentos.
    • Coordenadora: Vera Pinheiro
    • Membros: Valter Nogueira, Soraia Marca e Lucena Pacheco Martins

 

  • Departamento de Acessibilidade e Inclusão: é composto pelos integrantes da diretoria e de todos os sindicalizados da área afins. Possui as seguintes atribuições: Elaborar e encaminhar à direção políticas específicas para a área; Organizar os servidores com deficiência e recebê-los em suas reivindicações; Articular-se com outras organizações e movimentos de pessoas com deficiência na luta por seus direitos, realizar levantamento das condições de acessibilidade dos foros das Justiças, participar das Comissões de Acessibilidade dos ramos das Justiças Federais para elaborar, debater e fiscalizar a implantação de políticas de Acessibilidade e inclusão para servidores e usuários do PJU.
    • Coordenador: Ricardo Soares
    • Membros: Juliana Avelar e Dulavim Oliveira

 

  • Departamento de Acompanhamento Parlamentar: composto pelos diretores,  que atuam no monitoramento de ações e projetos do Judiciário e do Legislativo que impactam os trabalhadores de uma forma geral, dos servidores públicos em especial e especificamente cuidar dos impactos gerados aos servidores do PJU. Acompanhamento de projetos de lei, resoluções, portarias e demais normatizações que impactam sobre a categoria.
    • Coordenador: Pietro Valério
    • Membros: Lucas Costa, Fernanda Lauria e Helena Cruz

 

  • Departamento de Esporte e Lazer: Ampliar ações de estímulo à prática de esporte e de atividades que elevem a qualidade de vida, através de ações transversais de lazer e saúde; Organizar atividades esportivas e de lazer com finalidade de construir maior integração entre  os filiados; Planejar  e executar, em parceria com departamentos e núcleos, atividades culturais e de lazer para os polos da categoria na capital e no interior;  Parcerias com os departamentos e com outras instituições para construção de atividades de lazer, de cultura e de formação.
    • Coordenador: Iuri Peixoto
    • Membros: Carlos Henrique Ramos, Renata Oliveira, Joel Lima, Michelle Maranhão, Victor Hugo Souza e Paulo Evaristo

 

Núcleos e Coletivos:

 

  • Núcleo de Oficiais de Justiça e Avaliadores Federais NOJAF: composto pelos integrantes da diretoria, representantes de base e de todos os sindicalizados do segmento. Possui as seguintes atribuições: Organizar os trabalhadores Oficiais de Justiça Avaliadores Federais em suas reivindicações específicas; reivindicar condições propícias para exercer as atribuições do cargo; elaborar e encaminhar à direção políticas específicas para a área; participar de atividades regionais e nacionais da área; realizar ordinariamente encontros a cada dois meses.
    • Coordenador: Fabio Bento
    • Membro: Eliene Valadão (Representante de Base)

 

  • Núcleo de Agentes de Polícia – NAP: composto pelos integrantes da diretoria, representantes de base e de todos os sindicalizados do segmento. Possui as seguintes atribuições: Reivindicar condições propícias para exercer as atribuições do cargo, como treinamento, instrumentalização e capacitação; consolidar e manter a Gratificação de Atividade de Segurança – GAS; Organizar os trabalhadores Agentes de Polícia Judicial em suas reivindicações específicas; Combater a terceirização na segurança judiciária; Regulamentar as competências e atribuições da polícia judicial em Lei e Portaria- Conjunta; Realizar no mínimo um encontro do segmento por mês.
    • Coordenador: Alexander Oliveira
    • Membros: Renata Oliveira, Robson Vilella e Paulo Schleder (Representante de Base)

 

  • Núcleo de Carreira: Formado por diretores e representantes sindicais e demais filiados que militam na área, tendo as seguintes atribuições: Formular, discutir e propor à direção e ao GTN da Fenajufe propostas de atualização/reestruturação da Carreira dos servidores do PJU. Discutir e elaborar sobre questões vinculadas ao fazer, ao desenvolvimento e a valorização dos cargos e atividades funcionais dos servidores do judiciário Federal. Debater, analisar e propor sobre questões afetas à política de gestão de pessoas dos tribunais e dos servidores públicos de forma geral.
    • Coordenador: João Victor Albuquerque
    • Membros: Raquel Albano, Fernanda Lauria, Laura Diógenes e Vitor Maciel

 

  • Núcleo de Analistas Judiciário: Formado por diretores, representantes sindicais e servidores ocupantes do cargo de Analista Judiciário para propor políticas de valorização ao cargo, realizar ordinariamente um encontro a cada 2 meses e extraordinariamente sempre que necessário.
    • Coordenadora: Laura Diógenes
    • Membros: Ricardo Quiroga, João Victor Albuquerque, Marcia Conte e Lucas Costa

 

  • Coletivo de Técnicos Judiciário (COTEC/RJ) – Formado por diretores, representantes sindicais e servidores ocupantes do cargo de técnico judiciário para propor políticas de valorização do cargo de Técnico Judiciário; realizar ordinariamente um encontro a cada 2 meses e extraordinariamente sempre que necessário.
    • Coordenadora: Raquel Albano
    • Membros: Ronaldo Das Virgens, Soraia Marca, Lucena Pacheco Martins e Michelle Maranhão

 

  • Coletivo LGBTQI+ – composto pelos integrantes da diretoria, representantes de base e de todos os sindicalizados e sindicalizadas que desejem militar nesta área. Possui as seguintes atribuições: Combater o sexíssimo, o machismo e a homofobia no Judiciário Federal e na sociedade; elaborar e encaminhar reivindicações que favoreçam o fim das discriminações nas relações de trabalho e no movimento sindical; articular-se no movimento sindical e com movimentos sociais sobre temas afins. realizar ordinariamente um encontro mensal.
    • Coordenador: Ricardo Valverde
    • Membros: Soraia Marca e Michelle Maranhão