As atividades da greve estão ajudando a motivar a categoria a seguir em frente com a mobilização. Saraus, leitura de poesias, esquetes, encenações, arrastões… para convencer os colegas a manter a força da paralisação, a ordem é usar a criatividade. Servidores da Baixada Fluminense (TRE), por exemplo, criaram o evento ‘Saindo da zona de conforto’. A ideia é marcar um encontro semanal em uma zona a ser “invadida”. Os invasores levam um lanche e a zona invadida oferece as bebidas.
A primeira invasão, na 83ª ZE de Mesquita, teve a participação de servidores de Duque de Caxias, Nilópolis, Queimados e Seropédica. A ZE de Mesquita escolheu a nova zona a ser a ser invadida, que foi a 84ª de Nova Iguaçu, que por sua vez escolheu a ZE de São João de Meriti, que será invadida na próxima terça-feira (28/7), às 14h.
“A ideia do ‘Saindo da zona de conforto’ é tirar de fato os servidores das suas zonas de conforto, estimulando a troca de informações relevantes sobre a greve, a padronização dos atendimentos urgentes, a união dos servidores e a firmeza dos mesmos na greve. Gostaríamos que esta iniciativa se espalhasse pelo estado inteiro”, diz uma das idealizadoras da atividade, Nathalie Celestino Gouhie, da ZE 194ª de Caxias.