Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Veto do presidente da República às emendas do PL 2969/2022 prejudica parcela da categoria

Sisejufe e Cotec continuarão na luta em defesa do NS e dos servidores do Judiciário

Contrariando pareceres do próprio governo (PGR e AGU), o presidente Lula vetou emendas ao PL 2969/22 que foram construídas pela Fenajufe para garantir o NS aos servidores técnicos do Ministério Público da União, a essencialidade dos cargos do MPU e a não absorção dos quintos. A equipe técnica da Casa Civil apontou inconstitucionalidade formal, alegando vício de iniciativa, isto é, sustentou que os parlamentares não poderiam emendar um projeto originário de outro Poder.

A Federação, Sisejufe e demais sindicatos que lutam pelo NS já demonstraram, com embasados pereceres jurídicos, que o argumento do vício de constitucionalidade não se sustenta, inclusive já foi superado pelo STF, que reconhece o poder de emenda dos parlamentares.

A luta do Sisejufe pelo reconhecimento do NS, pela não absorção dos quintos, pela legalidade do recebimento da GAE e VPNI pelos oficiais de justiça se intensificará. Vetos são apenas mais um obstáculo a vencer nesta batalha que vem sendo travada há anos.

Nossos dirigentes atuaram intensamente no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto nos últimos dias, juntamente com a Fenajufe, buscando evitar os vetos. E seguirão, já a partir de segunda-feira, as articulações em Brasília. Agora o trabalho será feito para derrubar esses vetos, inclusive para que não contamine o NS do Poder Judiciário, que já virou lei e as emendas do PL 2342, do PJU, que encontra-se no Senado.

“É um absurdo o veto às emendas do PL 2969, do MP. É prerrogativa constitucional do Congresso apresentar emendas. O Cotec e o Sisejufe trabalharão pela derrubada do veto”, ressaltou a coordenadora da federação e diretora do Sisejufe, Soraia Marca.

É importante que a categoria siga atenta, acompanhando as notícias no site e redes sociais do Sisejufe e participe das atividades chamadas pela diretoria. É a participação do associado e da associada que fortalece a entidade sindical e as lutas.

Últimas Notícias