Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Varal Solidário Carioca distribui roupas, calçados e material de higiene para pessoas em situação de rua

A Justiça Federal do Rio de Janeiro e o Sisejufe promoveram a edição de estreia do Varal Solidário Carioca. A iniciativa tem por objetivo distribuir roupas e calçados para adultos e crianças em situação de rua. O posto de atendimento itinerante foi erguido no Largo da Carioca, ponto de grande circulação de pessoas no centro da cidade.

WhatsApp Image 2019-03-18 at 10.11.29Na manhã do dia 18 de março, a iniciativa integrou-se ao “Banho de Cidadania”, promovido pela Ong Ores. A organização instalou no local um módulo móvel com chuveiros para banho e ofereceu café da manhã, iniciativa do Sisejufe Solidário. O atendimento foi iniciado às 7h e se estendeu até às 9h30 da manhã. Servidores da SJRJ e funcionários do sindicato participaram arrumando o quiosque, organizando os itens nas araras e atendendo as pessoas. Também foram distribuídos itens de higiene pessoal, como sabonetes e absorventes. Foram registrados mais de 130 atendimentos.

Mais de mil peças foram doadas por magistrados e servidores durante uma campanha interna, como parte do programa da SJRJ, Justiça, Atitude e Conhecimento.

Responsabilidade social

WhatsApp Image 2019-03-18 at 10.13.55O diretor do Foro, Osair Victor, entre outros diretores e servidores participaram do evento. Para a diretora Geral, Luciene Dau Miguel, o compromisso com a responsabilidade social deve ser uma preocupação constante da SJRJ. “Não podemos nos fechar. Temos a responsabilidade de atuar de forma mais direta, principalmente com relação às pessoas que não tem lar, fato que desencadeia toda a miséria humana”, afirma.

O Varal contou, ainda, com a ajuda das irmãs Dulce Maria e Valéria, da Comunidade Fraternidade O Caminho, localizada na Glória, e especializada em pastoral de rua e recuperação de dependentes químicos. A irmã Dulce Maria acredita que uma das principais carências verificadas nas pessoas que se encontram nas ruas, em situação de extrema pobreza e com laços familiares fragilizados, é a de ser ouvida. “Ninguém as escuta, e elas precisam ser ouvidas. Muita gente leva comida, mas não conversa”, ressalta a religiosa.

WhatsApp Image 2019-03-18 at 10.15.13Lideranças

Experiente no trabalho de atendimento a essa parcela da população, a servidora da SJRJ e representante do Sisejufe, Eunice Barbosa, afirmou que o Sindicato aproveita iniciativas como esta para identificar lideranças dentro do contexto de rua e encaminhá-las para cursos de formação e desenvolvimento oferecidos pela própria entidade.

“Todas as segundas-feiras promovemos encontros com o “coaching” Felipe Fontes, que disponibiliza gratuitamente um treinamento para essa população. Nosso objetivo é oferecer ferramentas para reintegrar essas pessoas, habilitá-las como lideranças.  Oito mulheres em situação de rua participaram com o Sisejufe da mobilização do Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de Março. “Aos poucos, temos conseguindo grandes vitórias”, complementou Eunice.

Uma dessas conquistas é a reforma do Instituto Lar – Levante, Ande, Recomece, responsável por auxiliar pessoas em situação de rua, recuperando sua dignidade, autoconfiança e independência. Recentemente, o Sindicato custeou a obra de infraestrutura do espaço. A inauguração das novas instalações ocorreu no dia 20 de março. Uma empresa de estamparia, que funciona no local, conduzida por pessoas atendidas pelo projeto, elaborou as camisetas usadas pelos representantes do Sindicato no evento do Varal. O empreendimento Da Rua pra Você é considerado o primeiro negócio social com a população de rua da cidade e tem o apoio do Sisejufe Solidário, iniciativa que tem por principal objetivo promover a inclusão da população de rua do centro da cidade.

 

Com informações da SJRJ

Últimas Notícias