Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

TRT da Paraíba implanta ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

Ferramenta faz a tradução dos conteúdos de textos publicados no Portal do Regional para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Crédito da Imagem: TRT-13

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) implantou nos portais interno e externo do Regional o VLibras, uma ferramenta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é aparelhar o portal institucional com tecnologia para proporcionar plena acessibilidade à justiça trabalhista por este público.

A ferramenta tem ênfase na tradução da língua portuguesa para a Libras, com o objetivo de fazer com que um surdo (deficiência auditiva) entenda o que está escrito ou é falado em português. O VLibras foi desenvolvido através da parceria entre o Ministério do Planejamento e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

O tradutor VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Para acionar o recurso no site do TRT/PB, o usuário deve clicar sobre o ícone das mãos na margem direita da página, selecionar o texto que deseja traduzir e aguardar a tradução que aparecerá no vídeo.

As medidas voltadas às pessoas com deficiência no TRT13 ficam à cargo da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – TRT13

Últimas Notícias