A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) realiza no dia 29 de agosto o seminário “Trabalho e saúde na reestruturação produtiva: assédio moral e suicídio”. O evento, organizado pelo Projeto de Extensão em Assédio Moral da Escola de Serviço Social da Unirio acontece das 14h30 às 21h30 no prédio CCH do Campus Pasteur, na Urca.
A conferência de abertura, às 14h30, será proferida por Margarida Barreto, coordenadora geral do site www.assediomoral.org. Depois haverá duas mesas de debate. A primeira, mediada por Janaína Bilate Martins, contará com as seguintes participações e temas: Ivan Ducatti/UFRJ – Saúde pública no Brasil; Perciliana Rodrigues/Uerj – Saúde do trabalhador; Nilson Berenchtei Netto/UFJVM – As relações entre suicídio e trabalho; e Oscar/Asunirio – Combate ao assédio moral na Unirio.
A segunda mesa contará com as palestras Sobre o trabalho em Marx, de Bruno Pereira Carvalho/UFMS; Saúde mental e trabalho, de Alexandre Carvalho/Unirio; Assédio moral e reestruturação produtiva, de Terezinha Martins dos Santos Souza; e Combate ao assédio moral na UFF, de Pedro Rosa/Sintuff. A mediação será de Vanessa Bezerra, da Unirio.
O seminário é coordenado pela professora Terezinha Martins dos Santos Souza que participou, em maio, do debate “Violência no trabalho: o assédio moral”, realizado pelo Sisejufe.
O prédio do CCH fica na Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro.