Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Torneio de Futsal – Inscrições prorrogadas

Curso de história da arte continua nesta quarta-feira no sindicato

CURSO GRATUITO

HISTÓRIA DA ARTE NO SINDICATO

UM SUCESSO O CURSO DAS QUARTAS-FEIRAS NA SEDE DO SINDICATO.

VISITAS A MUSEUS, SESSÕES DE CINEMA E QUASE CINCO MIL IMAGENS COMPÕEM O CURSO. AINDA HÁ VAGAS.

O conceito de artista, a autoria da obra de arte, sua unicidade, o surgimento do mercado e da figura do marchand são temas instigantes. A pilhagem durante as guerras que garantiam a existência dos grandes museus, a arte do colonizado, a arte do imperialismo como instrumento de dominação e poder, tudo isso é tratado com clareza e humor no curso de Introdução à História da Arte oferecido pelo SISEJUFE. Cerca de cinco mil imagens compõem a série de dez DVDs apresentados durante os quase nove meses de duração do curso.

AULAS, PASSEIOS E SESSÕES DE CINEMA

O curso acontece às quartas-feiras, às 19:30h, na sede do Sindicato, e é gratuito para os sindicalizados. Estão previstas visitas a museus e sessões de cinema, sempre ligadas ao tema abordado. Venha conosco conhecer ou relembrar a Arte Egípcia, em seu contexto histórico e filosófico.

HISTÓRIA DA ARTE: PRIVILÉGIO OU NECESSIDADE?

Engana-se quem pensa que estudar História da Arte é um privilégio e uma necessidade apenas de uma elite acadêmica ou abastada.

A Arte fala de nós. De nossos anseios, de nossas angústias, lutas, necessidades, amores, alegrias e tristezas, dentro do contexto em que vivemos.

O artista, ao mesmo tempo, é atemporal, uma vez que os grandes problemas da humanidade atravessam a História e o Tempo: o medo da morte, a busca da beleza, a luta pela liberdade, o sentimento de incompletude.

A observação e análise da produção artística de uma determinada civilização nos ajuda a ampliar nosso entendimento de sua História econômica e social.

A Revolução Industrial, a invenção da Psicanálise, as grandes guerras, as descobertas de novos mundos, as paixões, nada fica de fora deste universo instigante e lúdico que é a História da Arte.

O curso de Introdução à História da Arte, na sede do SISEJUFE, ministrado pela simpática professora Juliana Rodrigues, é um mergulho nesse mundo delicioso. Venha estudar com a gente.

O curso de Introdução à História da Arte é destinado a admiradores da Arte em geral, e a pessoas que desejam compreender como a arte deixou de ser objeto estético. A partir do Renascimento e do capitalismo, a arte passou a ser vista como mercadoria. E esta gera status, obedece a mecenas e também a impulsos inconscientes.

Próximas aulas

Egito – O poder dos faraós . Arquitetura monumental das pirâmides e a pintura das câmaras funerárias.

Grécia- O século V a.C e o apogeu da Filosofia . cerâmica policromada, Arquitetura dos Templos, esculturas dos deuses;

Roma- A urbanização proposta pelos imperadores, os aquedutos e as esculturas dos imperadores.

SISEJUFE: Av. Presidente Vargas, 509 – 11º andar.

Maiores informações: Tels: 2232.1004 / 2224.2132

                O curso está sendo um grande sucesso, as inscrições são gratuitas, a pré-condição é a filiação. Se você não é filiado, filie-se e venha participar  de mais este evento  cultural do SISEJUFE.

Realização: Secretaria de Cultura do Sindicato

Últimas Notícias