O Sisejufe vai sortear convites para o desfile da Embaixadores da Alegria, primeira e única escola de samba do mundo voltada para pessoas com deficiência.
O sorteio será feito de forma online, na próxima quinta-feira, dia 19/02, às 16h. Já o desfile, na Marquês de Sapucaí, será no sábado, 21/02, abrindo o Desfile das Campeãs.
Para participar, faça sua inscrição através do link: www.sisejufe.org.br/sorteiodesfileembaixadores
*A Embaixadores da Alegria*
Fundada em 2006 por Paul Davies e Caio Leitão, a Embaixadores da Alegria é uma associação sem fins lucrativos que tem como proposta utilizar a cultura, o samba, a arte e a educação como instrumentos de inclusão social para pessoas com e sem deficiência. A escola conta com 1.200 componentes, entre pessoas com e sem deficiência. Na bateria, são 280 ritmistas.
*Enredo de 2026*
O samba-enredo “20 anos de alegria abrindo alas para a diversidade”, assinado por Pretinho da Serrinha e Fred Camacho, não é apenas trilha sonora. Para Paul Davies, inglês e cofundador, “é a síntese poética de um projeto humanitário. Na Avenida com a Embaixadores da Alegria, os corpos historicamente invisibilizados não figuram — protagonizam. Pessoas com deficiência não ocupam margens — ocupam o centro da narrativa estética e simbólica do desfile”.
Para o cofundador Caio Leitão, trata-se de mudança cultural. “Acessibilidade é linguagem artística, inteligência coletiva e expansão de repertório cultural. A diversidade não é pauta identitária, mas potência criativa de transformação. E a inclusão não é concessão — é direito cultural e expressão plena de cidadania.”
*Parceria*
O Sisejufe é parceiro da Embaixadores da Alegria desde 2019. É que os integrantes do nosso bloco Batuque na Justiça compõem a Fina Batucada, bateria comandada por Mestre Riko, que é a bateria da Embaixadores da Alegria. Esse ano, mais uma vez, estaremos na avenida com eles.
*O Batuque na Justiça*
Das atividades culturais oferecidas pelo Sisejufe, uma das que mais agradam aos servidores sindicalizados é o curso de percussão Batuque na Justiça, que é ministrado pelo professor de percussão popular da Escola de Música Villa-Lobos, Mestre Riko, fundador e regente da primeira bateria Feminina do Brasil, a Fina Batucada, que comanda, também, a bateria da Embaixadores da Alegria.