Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

SISEJUFE SOLIDÁRIO: Voluntários realizam primeira ação semanal junto à população de rua

SISEJUFE SOLIDÁRIO: Voluntários realizam primeira ação semanal junto à população de rua, SISEJUFE

Moradores da avenida Presidente Vargas contaram suas histórias de vida

Clebson da Mota Fernandes, 43 anos, mora no Rio de Janeiro há seis anos. Veio de Brasília, onde torcia pelo Gama. Agora leva, literalmente, o Flamengo no peito: o escudo do time está pendurado em uma corrente. Saiu da capital do país após uma separação e hoje trabalha com transporte. Não tem falado com o filho, de 21 anos, nem com a filha, de 19, nos últimos dias: seu celular foi roubado. Seu amor carioca é pretinha, sua cachorrinha, que toda a vizinhança conhece.  Muitos moradores e trabalhadores do Centro vivem histórias parecidas; mas a de Clebson tem uma peculiaridade: sua casa é a calçada da avenida Presidente Vargas.

A noite do dia 22 de agosto foi o primeiro dia em que voluntários do Sisejufe Solidário ocuparam a rua entre a Rio Branco e a Uruguaiana e ouviram a história de Clebson e de tantos outros em situação de rua, a grande maioria homens. Água, café, pão, kit de higiene e cobertores foram o primeiro “aproach”; mas o principal “produto” levado foi a escuta. Todos os moradores tinham sua história pra contar.

Abordagem será semanal

O Projeto Sisejufe Solidário tem como foco o entorno da sede do sindicato, fazendo abordagem de rua. “Com a crise econômica dos últimos dois anos, o número de pessoas sem teto aumentou muito”, lamenta o presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves. Também há  quem tem casa, mas não possui recursos para o transporte todos os dias.

SISEJUFE SOLIDÁRIO: Voluntários realizam primeira ação semanal junto à população de rua, SISEJUFEO trabalho está sendo desenvolvido em articulação com outras 30 entidades que atuam no Centro da cidade. Outra linha de ação é interferir junto ao Poder Público.  A diretora do Sisejufe Eunice Barbosa, que coordena o projeto, abriu a reunião antes da primeira ação de rua lembrando a escritora Carolina de Jesus, uma catadora de papel, considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. Seu diário, publicado sob o nome Quarto de Despejo, já foi traduzido em 14 línguas.

Como participar

As ações do Sisejufe Solidário vão ser realizadas, inicialmente, às quartas-feiras, a partir das 19h. Todos os servidores e servidoras estão convidados a participar, assim como seus familiares.

“Não é necessário vir toda a semana e sempre estamos abertos para novos voluntários”, explicou Eunice. Quem quiser mais informações sobre o projeto, pode ligar para o Sisejufe – 2215-2443 – e falar com Patrícia.

Últimas Notícias