O Sisejufe Solidário participou da ação social pelo Dia Mundial do Pobre, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro no último domingo (18/11). O evento atende ao chamado feito pelo Papa Francisco para que as sociedades de todo o mundo voltem seu olhar para os excluídos, especialmente os que estão em situação de rua. “O sindicato entende que não pode ficar alheio às demandas do conjunto da classe trabalhadora e da população mais vulnerável, por direitos, cidadania e dignidade humana”, acredita a coordenadora do Sisejufe Solidário, Eunice Barbosa.
No evento estavam várias entidades que atuam na área de abrigamento e tratamento de descontaminação química, orientação jurídica, Justiça Restaurativa, corte de cabelo e barba, Banho de Cidadania (que atua todas as terças e sextas-feiras no Largo da Carioca), entre outras.
O Sisejufe participou com o Varal Solidário, oferecendo roupas, calçados e 500 kits com material de higiene pessoal, com apoio de diretores, servidores e funcionários do sindicato.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade para o ano de 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas”, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal do Rio, na última terça-feira (13/11). O evento, iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro e dos vereadores Reimont (PT), Luciana Novaes (PT), Carlo Caiado (DEM) e Claudio Castro (PSC), tratou das políticas públicas voltadas para os mais pobres, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade social e de rua. O Sisejufe também participou da programação da semana que antecedeu o Dia Mundial do Pobre.
No sábado (17/11), foi realizado o Fórum do Dia Mundial dos Pobres, que abordou o tema “Justiça Restaurativa”, que trata do processo de resolução de conflitos através da construção de espaços de diálogo entre as pessoas, estabelecendo dimensões de reconhecimento, responsabilidade e restauração individual e coletiva.