Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe Solidário convida servidores para que conheçam os projetos voltados à população de rua

Na próxima quarta-feira (3/4), o Sisejufe Solidário apresenta as novas instalações do Instituto Lar – Levante, Ande, Recomece, obra patrocinada pelo sindicato, e o negócio social Da Rua Para Você. A atividade inicia às 19h, no auditório do sindicato. “Esperamos todos os servidores, servidoras e amigos para que participem deste sonho que está se realizando”, convida a coordenadora do departamento, Eunice Barbosa.

O Sisejufe Solidário é um departamento do Sisejufe que tem entre suas principais expectativas promover o bem-estar, a autoestima e a inclusão das pessoas em situação de rua no centro da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o mestrando em Serviço Social José Arnaldo Gama da Silva vai fazer uma breve explanação sobre a relação entre o movimento sindical e o movimento social nas lutas da classe trabalhadora.

Mariana da Silva, coordenadora do Instituto Lar, apresenta a estrutura da entidade e os impactos nas atividades do projeto e na vida dos assistidos. O Sisejufe patrocinou as novas instalações, localizadas na Lapa. E os arquitetos que fizeram o projeto vão falar sobre a experiência de colocar seu trabalho a serviço da dignidade humana. O sindicato também vai participar desta etapa que se inicia na entidade dando apoio por meio de orientação jurídica e acesso à justiça.

Os servidores também vão conhecer o projeto Da Rua para Você, de capacitação profissional. Foi por meio dessa iniciativa que o ex-morador de rua Marcelo Silva conseguiu abandonar o vício das drogas com apoio do Instituto. Aluno da oficina de estamparia, ele faz produtos para vender como roupas, azulejos, garrafinhas e canetas. O Sisejufe já colaborou com o negócio social, encomendando camisetas e canecas.

Outro destaque do evento é Léo Mota, outro ex-morador de rua, que hoje é escritor, sócio de um restaurante no centro do Rio e ministra palestras sobre drogas e superação. Ele está lançando um livro sobre sua história de vida e vai participar da Bienal do Rio.

Parceria com a Justiça Federal

Aproximar a Justiça Federal da sociedade por meio da promoção de ações culturais, assistenciais e socioeducativas. Este é o objetivo do programa Justiça, Atitude e Conhecimento. O diretor do Foro, Osair Victor, vai detalhar essa iniciativa, que já tem feito parcerias com o Sisejufe, como a realização do Varal Solidário, que promove a arrecadação e a doação de roupas para a população de rua.

 

 

 

Últimas Notícias