O Sisejufe encaminhou ofício ao TRF2, SJRJ, TRE-RJ e Justiça Militar para solicitar a suspensão do trabalho presencial, nesta sexta-feira (22/3), devido à previsão de fortes chuvas no estado, baseada em boletins divulgados por diversas entidades que monitoram o tempo, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O TRT1 já havia deliberado neste sentido, por meio do Ato nº 30/2024 (leia aqui). O TRF2, a SJRJ e a Justiça Militar atenderam a solicitação do sindicato e vão suspender o trabalho presencial neste dia. No TRE-RJ, o expediente será suspenso amanhã. As exceções são a cidade de Búzios e as unidades da sede envolvidas na preparação da eleição suplementar, já que amanhã é o último dia do prazo para registro de candidatura do pleito suplementar para prefeito.
De acordo com o alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a intensidade de chuva poderá ser similar à da tragédia da Região Serrana do estado, em janeiro de 2011. Há possibilidade de transbordamentos e inundações, com volume de chuva de 400 a 500 mm nos próximos quatro dias.
Diante destas previsões, o objetivo da diretoria do Sisejufe é resguardar a integridade e segurança dos servidores e servidoras. Os funcionários do sindicato também irão trabalhar por meio remoto.