Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe sedia seminário sobre habitação e projetos de urbanização em favelas

Marina Schneider*

O seminário “Habitação em projetos de urbanização de favelas" aconteceu nos dias 29 e 30, no auditório do sindicato

O seminário “Habitação em projetos de urbanização de favelas” aconteceu nos dias 29 e 30, no auditório do sindicato

O Sisejufe sediou, nos dias 29 e 30 de maio, o seminário “Habitação em projetos de urbanização de favelas – Repensando as habitações de interesse social”, realizado pela Fundação Bento Rubião em conjunto com o Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). O seminário reuniu moradores de favelas, vítimas de remoções e técnicos para debater o tema com base em pesquisa do Observatório e do projeto MORAR-TS: Desenvolvimento de tecnologias sociais para construção de HIS.

De acordo com Tainá Capaz, coordenadora da Fundação Bento Rubião, o objetivo do projeto é integrar saber popular e saber técnico. “As técnicas são apenas um instrumento para mobilização e participação popular”, afirmou. Segundo ela, no Rio de Janeiro hoje há um déficit habitacional de 148 mil residências. Tainá apontou que a principal crítica da Fundação Bento Rubião à política habitacional, tanto no âmbito federal como no município do Rio de Janeiro, é a falta de diálogo com a população atingida pelas políticas. “O diálogo e o empoderamento da população são fundamentais para a gestão pública”, avalia.

Entre outras participações, o seminário contou com a presença do arquiteto Luiz Carlos Toledo e de Clara Belato, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.

*Da redação.

Últimas Notícias