Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe se solidariza à Vera Lúcia Santana Araújo e repudia ato de racismo sofrido pela ministra do TSE

O Sisejufe, por meio do Departamento de Combate ao Racismo, se solidariza à ministra Vera Lúcia Santana Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e repudia o episódio de discriminação racial sofrido pela magistrada, em 16 de maio de 2025. Na ocasião, mesmo identificada, ela foi impedida de ingressar em um evento institucional no qual participaria como palestrante.

É relevante chamar a atenção para o fato de que a ministra havia sido convidada para proferir uma palestra sobre discriminação. E logo na entrada, foi vítima de preconceito racial.

Reforçamos que situações como essa não podem continuar acontecendo, uma vez que violam os princípios constitucionais da igualdade e da não discriminação.

Além de racismo, o caso evidencia resquícios do colonialismo, do escravagismo e do sexismo, que afetam em especial as mulheres negras.

E se uma ministra, em um evento onde estava convidada a palestrar, sofreu discriminação racial, podemos imaginar as discriminações e agressões que as trabalhadoras e trabalhadores sofrem diariamente por conta do marcador racial, em todos os momentos e instituições. Por conta disso, precisamos diariamente lembrar da urgência da luta antirracista por todos e todas e especialmente pelas instituições, nas formações de seus funcionários e servidores.

Condutas criminosas precisam ser denunciadas, combatidas e punidas com rigor. Racismo é crime.

Últimas Notícias