As dirigentes do Sisejufe estiveram na tarde desta segunda-feira, 24/07, na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR) do município do Rio de Janeiro. Em pauta, a situação das pessoas em situação de rua e como a SMTR pode ajudar na construção de políticas públicas efetivas para a inserção/reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
A presidenta Eunice Barbosa; a diretora Lucena Pacheco, que é também coordenadora da Fenajufe; a assessora política Vera Miranda e Elaine Monteiro, também da assessoria política do sindicato, foram recebidas pelos assessores especiais da SMTR, Mathues Bizzo e Reinaldo dos Santos. Ana Paula Rios, presidenta do Instituto LAR, instituição parceira do Sisejufe, também participou da reunião.
Eunice iniciou a reunião se dirigindo a Matheus e explicando a atuação do Sisejufe com olhar para todas as pautas transversais que dizem respeito ao bem viver de todos e todas as pessoas da sociedade: “O Sisejufe é um sindicato que atua para além das pautas corporativas da nossa categoria, olhando para o conjunto da classe trabalhadora. Entendemos que a gente só avança com nossas pautas se todo mundo avançar junto. E temos um olhar especial para esse segmento da classe trabalhadora, que está em situação de rua e de maior vulnerabilidade. Entendemos que essa pauta precisa ser ampliada para além da assistência, que não tem dado conta, e ser tratada como direitos humanos, com mobilização de uma rede muito maior de proteção social.
Queremos saber quais políticas estão em andamento para o segmento, considerando o disposto na Lei 6355/2021, que dispõe sobre a reserva de vagas para população em situação de rua por empresas contratadas pela prefeitura, bem como a Lei 6350/2018 que institui a política municipal de atenção à população em situação de rua, que deve ser implementada pelo Comitê Intersetorial, conforme previsto em seu artigo 10”, indagou Eunice.
Já Ana Paula fez um breve resumo sobre a atuação do Instituto LAR e também quis saber como a SMTR poderia ajudar, por exemplo, na intermediação de empregos que poderiam ser direcionados às pessoas em situação de rua assistidas pela ONG.
Matheus e Reinaldo se mostraram bastante receptivos, ouviram as perguntas, demandas e sugestões do Sisejufe e se comprometeram a ajudar na construção desse diálogo junto ao secretário da pasta, Everton Gomes.
Matheus se dispôs a estudar o assunto e a conversar com as outras secretarias. “Vamos dialogar com as outras pastas e trabalhar pela implementação do Comitê Intersetorial”, disse Matheus.
Ao final da reunião, ele e Reinaldo pediram que o Sisejufe encaminhasse à SMTR um documento com todas as solicitações apresentadas para que eles possam internamente dar prosseguimento ao assunto da melhor forma possível.
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!