Na tarde da última terça-feira, dia 30 de setembro, aconteceu uma nova reunião com os membros da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, no auditório do Sisejufe. O encontro abordou a importante temática sobre prevenção ao câncer e direitos dos pacientes oncológicos, com palestras do Dr. Abílio Pereira de Santa Rosa, médico geneticista do INCA e Solange da Cunha Pacheco, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Pacientes Oncológicos e em Cuidados Paliativos da OAB-RJ.
A primeira palestra foi do dr. Abílio Rosa, que conversou com os membros da SAP sobre os cânceres de mama e de próstata, mostrando desde fatores genéticos que aumentam as chances de câncer, assim como o meio em que vivemos, até quais as formas de prevenção e tratamento mais eficazes. O médico apresentou a temática com o lema “outubro rosa e novembro azul devem caminhar juntos”, reforçando a importância de mulheres e homens, incluindo a população cis masculina, abandonarem os preconceitos acerca dos exames de mama e de próstata, duas das principais formas de prevenção das doenças.
Durante a palestra, o geneticista abriu os horizontes dos presentes sobre como o tabu sobre o exame de próstata, comumente chamado de exame do toque, é, ainda, enraizado na sociedade. Ele critica que a maior parte da campanhas e materiais sobre o tema são inadequados e contribuem para que persista o preconceito, quando deveriam provocar conscientização. Ele exibiu no telão vários exemplos de publicidades equivocadas, na sua visão. Em contraponto da referentes ao câncer de mama, no Outubro Rosa, que tratam o assunto com seriedade e delicadeza, aproximando as mulheres, as do Novembro Azul vêm, geralmente, em tom de piada ou utilizam de linguagens visuais e/ou escritas grotescas, reforçando o estereótipo negativo e afastando ainda mais a população masculina. No final da palestra, dr. Abílio acolheu e esclareceu dúvidas dos membros presentes da SAP, com linguagem clara e dinâmica.
Direitos dos pacientes oncológicos
Logo após, a reunião seguiu com uma palestra e conversa com Solange da Cunha Pacheco, que, além de uma profissional que atua na defesa dos direitos dos pacientes oncológicos, se colocou no diálogo como alguém que já enfrentou o câncer de mama. A presidente conta sua trajetória através do livro autobiográfico “De Bem com a Minha Careca”, que ela define como “o testemunho de uma paciente”. Na obra, Solange narra não só sua “batalha” contra a doença, mas a forma leve com que a encarou, buscando encorajar e empoderar mulheres que passam pela mesma condição.
Solange também contou sobre a Comissão de Defesa dos Direitos dos Pacientes Oncológicos e em Cuidados Paliativos da OAB-RJ, como atuam e os profissionais que integram o time, como mastologista, oncologista, radioterapeuta e fisioterapeuta, que buscam, além de propagar, garantir direitos aos pacientes, como isenção de IPVA, ICMS, direito a exame em até 60 dias, entre outros. “Para isso essa comissão da OAB existe. Não só para informar, mas como para ajudar a restabelecer esses direitos”, diz Solange Cunha.
No fim da palestra e confraternização, Solange sorteou alguns livros para os membros da Secretaria de Aposentados e Pensionistas que estavam presentes na reuinão.