O Sisejufe, por meio do Departamento de Combate ao Racismo e em parceria com os movimento sociais, promove a “ETAPA LIVRE (prepcom) da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial no Sistema de Justiça, com o tema: “JUSRACIAL: o Papel do Sistema de Justiça na Reparação”. O encontro será entre os dias 18 e 20, de forma híbrida, tendo o auditório do sindicato na avenida Presidente Vargas, 509, 11º andar, Centro-Rio de Janeiro/RJ, como polo para quem vai participar de forma presencial.
A etapa livre da Conferência é um momento em que a sociedade civil organizada pauta o poder público por meio de programações e temas transversais que afetam diretamente a população negra no Brasil.
COMO PARTICIPAR
As inscrições podem ser realizadas pelo link sisejufe.org.br/igualdaderacial
Para a coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo, Patricia Santos, “Nos esforçamos para atuar em diversos cenários de desigualdade, na luta contra o racismo e contra suas formas de opressões correlatas (como intolerância religiosa e xenofobia). Trazer esse debate para o Sistema de Justiça é traçar pontes e caminhos de reparação para uma população que é historicamente marginalizada, exposta aos mais diferentes formatos de violências: a população negra. Estamos fazendo nossa parte para uma sociedade mais inclusiva, mais diversa, e enfim, mais justa”.
Saiba mais:
O racismo enquanto uma tecnologia (Mbembe, 2018) que invade, se instaura e organiza uma lógica de dominação, permeia os mais diferentes espaços de poder e controle: a medicina, a mídia, o pensamento crítico e as instituições como escolas, hospitais, poderes executivos e legislativos e o Judiciário.
Longe de ser uma democracia racial – muito antes, pelo contrário – no Brasil, o processo de colonização organizou o que de mais cruel servisse de base para que vingasse todos matizes de racismos vigentes desde o racismo estrutural ao racismo institucional, passando pelo racismo recreativo, chegando ao racismo religioso e ambiental, por exemplo, em nosso cotidiano.
Mas acreditar no mundo é o que nos move, acreditar para tal esperançar é que o Sisejufe /RJ realiza entre os dias 18 a 20 a ETAPA LIVRE (prepcom) da Conferência Nacional de Promoção e Igualdade Racial com muitas COLABs desde Religião de Matrizes Africanas, Movimentos de DH, Ambientalistas, Mulheres Negras, Hip Hop, Movimento LGBTQIAP+, Quilombolas, Juventudes com o intuito de garantir o papel social do Sisejufe/RJ, aproximar os movimentos sociais, oportunizar novas epistemologias, e participar efetivamente do debate tardio de reparação.
O Sisejufe é um sindicato de vanguarda que há mais de 35 anos luta pela qualidade de vida, e por uma estruturação de bem viver que dialoga não só com seus servidores, mas com a sociedade como um todo. Sendo assim, tem a honra de, por meio de um dos espaços democráticos, realizar “Conferências Públicas de Participação Social”. Para tanto, seguimos com a seguinte programação:
Dia 18 de julho
Horário: das 19h30 às 22h
(Formato híbrido)
Atividade Cultural – Mano Oxi 18h30
Mesa 1: Abertura – Sindicato e autoridades: 19h
Mesa 2 – O papel do Sistema de Justiça na Reparação e na construção de Justiça Racial
Dia 19
Horário: das 09h às 17h
(Formato híbrido)
Mesa 3- Mulheres: interseccionalidades entre Bem Viver e Justiça
Horário: 09h
Mesa 4- O Sistema de Justiça aos olhos dos movimentos sociais
Horário: 14h
Dia 20
(Apenas de forma remota)
Plenária de Encerramento)
Horário: 9h às 13h
Toda essa construção só foi possível pela mobilização conjunta entre nossas parcerias:
Ministério da Igualdade Racial
Ministério da Mulher OUVIDORIA GERAL DPU
Movimento Negro Unificado – MNU Coalizão Negra por Direitos
Unegro
Movimento de Mulheres Negras
Fórum Municipal de Mulheres Negras RJ
Fórum Nacional de Mulheres Negras do Hip Hop
Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas em Defesa dos Direitos Quilombolas e do acesso Pleno ao Território – CONAQ
Instituto Mãe Bernadete
Instituto Encrespa Geral