O Sisejufe fez o treinamento geral na noite dessa quinta-feira (27/6) dos 126 mesários que vão atuar nas Eleições 2017 do Sisejufe nos dias 1º, 2 e 3 de agosto em todo o estado. Participaram ainda mais 10 suplentes, para evitar imprevistos. A capacitação aconteceu na própria sede do sindicato, com uma urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ).
O assessor parlamentar do Sisejufe, Alexandre Marques, explicou o passo a passo para a utilização da urna eletrônica: a montagem do equipamento, o início da votação, como agir em casos de imprevistos e como encerrar o processo. Em seguida, prestou todas as informações sobre como será o procedimento nas urnas de lona. Cada cédula deve ser rubricada pelos dois mesários, um representante de cada chapa concorrente.
A urna eletrônica do TRE será entregue em uma caixa que deve ser lacrada ao fim de cada dia de votação. A secretária da Comissão, Tatiana Zuim, ressaltou a importância do cuidado com o equipamento.
O servidor sindicalizado poderá votar em separado, mas somente na chapa, quando estiver fora de seu local de lotação. Para garantir o sigilo do voto, a assessora política do Sisejufe, Vera Miranda, destacou a importância do duplo envelopamento da cédula.
O presidente da Comissão Eleitoral, Og Carramillo, lembrou que todos os imprevistos devem ser registrados em ata. Ao final do terceiro dia, os mesários responsáveis pelas urnas eletrônicas devem imprimir três relatórios, um para a comissão e dois para as chapas concorrentes. “O diálogo entre os mesários é fundamental para o bom andamento das eleições.”