Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe pede retomada do Fórum de Carreira em reuniões com direção-geral do STF e presidência do CNJ

Dirigentes também debateram NS, reajuste salarial e regulamentação da polícia judicial e apresentaram documentação construída pela Fenajufe

Sisejufe pede retomada do Fórum de Carreira em reuniões com direção-geral do STF e presidência do CNJ, SISEJUFE

A direção do Sisejufe realizou reuniões estratégicas, na última semana, em Brasília, para tratar da retomada das discussões sobre o Fórum Permanente de Gestão de Carreiras do PJU, estacionada desde o fim do ano passado. No Supremo Tribunal Federal (STF), os dirigentes sindicais foram recebidos, pelo diretor-geral, Miguel Ricardo Piazzi, representando a ministra Rosa Weber, e o secretário de Gestão de Pessoas, Cícero Rodrigues Oliveira Gomes, na quinta (20/10).

Sisejufe pede retomada do Fórum de Carreira em reuniões com direção-geral do STF e presidência do CNJ, SISEJUFE

Primeira reunião com a desembargadora Carmen Gonzalez

No Conselho Nacional de Justiça (CNJ), eles conversaram com a juíza auxiliar da Presidência, desembargadora Carmen González nos dias 19 e 20. O sindicato esteve representado pela presidenta Eunice Barbosa, pela diretora Lucena Pacheco (também coordenadora da Fenajufe) e pelo diretor Valter Nogueira Alves, além da assessora política e especialista em carreira, Vera Miranda.

Além do fórum de carreira, foram abordados temas igualmente urgentes, como recomposição salarial, reestruturação da carreira, Nível Superior para técnico, regulamentação da Polícia Judicial e enquadramento dos auxiliares.

Segundo Vera Miranda, que também faz a assessoria técnica da Federação, o saldo das reuniões foi extremamente importante:

“Desdobramos os pontos apresentados pela Fenajufe no Fórum, ressaltamos a necessidade dessa construção permanente e reiteramos que o momento é bom para fazer o debate porque nós precisamos de tempo para implementar essas mudanças”.

A assessora alertou, ainda, que a retomada dos trabalhos no fórum é fundamental porque três temas em especial estão tramitando no Congresso: reajuste (PL 2441/2022), NS (veto nº 51/2022) e polícia judicial (PL 2447/2022).

“No caso da Polícia Judicial, por exemplo, as principais questões que já estavam consensuadas não entraram no projeto de lei encaminhado ao Congresso em função dessa interrupção do trabalho do fórum. Temos as questões da TI, reestruturação de carreira e as vinculadas a desenvolvimento e qualificação. Precisamos que os processos sejam retomados e finalizados”, afirmou. Leia matéria sobre o tema neste link.

Vera informou que os dirigentes entregaram farta documentação sobre cada ponto da pauta.

Sisejufe pede retomada do Fórum de Carreira em reuniões com direção-geral do STF e presidência do CNJ, SISEJUFE

Dirigentes do Sisejufe no segundo dia de reunião com a desembargadora Carmen Gonzalez

Conhecedora da gestão administrativa como presidente do TRT 4, a desembargadora Carmen González
foi receptiva, se comprometeu em analisar os documentos e apresentar as pautas à ministra Rosa Weber.

“Ficamos felizes em saber que vamos ter um espaço de escuta propositiva e que também desejam uma rápida retomada do Fórum porque o CNJ é o espaço correto para essa discussão”, pontuou.

O STF também sinalizou que irá acompanhar de perto a evolução dos debates. “Temos vontade de contribuir tecnicamente e entendemos que isso é possível. O fórum vai avançar. Temos muito trabalho pela frente”, disse Vera.

Para Lucena Pacheco “um dos saldos positivos desse encontro foi a retomada do diálogo e o apoio para busca de soluções conjuntas para as pautas apresentadas, mantendo o Fórum Permanente de Carreiras no centro das ações” e assim poder prestar o melhor serviço à população”, enfatizou.

A Fenajufe solicitou a inclusão na portaria de recomposição do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, a participação do Conselho de Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), órgãos representativos das 1ª e 2ª instâncias dos ramos PJU.

Últimas Notícias