Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa do lançamento do Observatório Justiça e Democracia, da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, no Rio de Janeiro

Debatendo o tema “Segurança Pública e Guerra às Drogas: uso do Sistema de Justiça na criminalização social, racial e política”, evento contou com a participação de representantes do Judiciário e de diversas entidades da sociedade civil

Na tarde desta quarta-feira, 28/08, aconteceu, na Faculdade de Direito da UFRJ, o lançamento do Observatório Justiça e Democracia (OJD), no Rio de Janeiro. O Observatório é mais um instrumento de luta por direitos e representa a consolidação de todo o trabalho feito a muitas mãos pelos associados e associadas da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Debatendo o tema “Segurança Pública e Guerra às Drogas: uso do Sistema de Justiça na criminalização social, racial e política”, evento contou com a participação de representantes do Judiciário e de diversas entidades da sociedade civil. O Sisejufe foi uma das entidades convidadas a participar, compondo, inclusive, uma das mesas de debate.

Nosso vice-presidente, Ricardo Quiroga, e a secretária de Mulheres, Anny Figueiredo, representaram o Sisejufe no evento.

Na segunda mesa de debates, que contou com a participação de entidades sociais e representantes de classe, Quiroga afirmou: “É de suma importância nós estarmos debatendo o sistema de justiça, mas não só debatendo.  A gente tem que ter, sim, uma extensão de mudança. Temos que fazer as mudanças necessárias porque o que nós vemos é que, independente do sistema do governo, o Sistema de Justiça continua cristalizado e naquela posição mais conservadora, retrógrada, reacionária e excludente de sempre. É a estrutura que é assim. E cabe àqueles mais progressistas dentro da estrutura combater e tentar buscar novas alternativas, mais amplas e democráticas”.

Anny falou sobre a importância do Observatório e falou sobre a alegria de fazer parte desse momento de chegada do Observatório ao Rio de Janeiro, também: “É com muita felicidade que estou aqui hoje no lançamento do Observatório Justiça e Democracia do RJ, que é mais um instrumento que a ABJD utilizará na busca pela necessária democratização do Sistema de Justiça, realizando ações de comunicação, formação, de incidência política e de advocacy. Nesse sentido, a parceria com o Sisejufe, que representa os servidores e servidoras das Justiças Federais no Rio de Janeiro, é de suma importância para a efetivação desse objetivo. E, como integrante da ABJD e diretora do Sisejufe, minha satisfação com o estreitamento de relações entre as entidades é imensa”.

A mesa de abertura, que debateu o tema “Segurança Pública e Guerra às Drogas: uso do Sistema de Justiça na criminalização social, racial e política”, contou com a participação de Siro Darlan, desembargador aposentado, especialista em Direito Penal Moderno e Sistema Penitenciário; Jaqueline Muniz, antropóloga e professora do Departamento de Segurança Pública da UFF; Fernando Fernandes, advogado, presidente do Instituto Tristão Fernandes e Coordenador do Projeto Voz Humana; Orlando Zaccone, delegado aposentado e membro da Coordenação Nacional do grupo Policiais Antifascismo e Brisa Lima, advogada, consultora jurídica e coordenadora de Incidência e Pesquisa, especialista em Direito Penal e Criminologia do Instituto Marielle Franco.

 

 

Votação para Conselhos Deliberativo e Fiscal da Funpresp-Jud vai até hoje (10/07), SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias