O Sisejufe esteve presente no lançamento da campanha “Feminicídio Zero – um Carnaval livre da violência contra a mulher”, na última sexta-feira (7/2), na Cidade do Samba, no centro do Rio. Representaram o sindicato a presidente Lucena Pacheco; a secretária de Mulheres, Anny Figueiredo; e a assessora política Vera Miranda. Elas foram recebidas pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
No evento, nossas dirigentes reafirmaram o apoio à campanha Feminicídio Zero e se comprometeram a trabalhar nessa pauta tão importante, ajudando a divulgar o material em eventos de pré-carnaval.
#8M Dia de luta das Mulheres
O combate ao feminicídio também vai ganhar destaque no #8M, que terá como tema “Do Rio ao mar, seremos livres!”
Este ano, o ato vai ser realizado, excepcionalmente, no dia 10 e não em 8 de março para não coincidir com o período de carnaval.
A Secretaria de Mulheres do sindicato está engajada nos preparativos para a atividade e convida todas as servidoras e demais mulheres a se integrarem ao evento.
📍O ponto de encontro será às 15h na sede do Sisejufe (Av. Presidente Vargas, 509/11º andar).
⚠️De lá, todas seguirão em direção à Candelária para se juntar às demais participantes e marchar rumo à Cinelândia, a partir das 16h.
“A participação de todas as mulheres na marcha/ato do Dia Internacional da Mulher é de imensa importância para reafirmar direitos e lutar por tantos outros que nos são caros, como retrata o mote do 8MRJ2025. Sabemos que a luta de classes tem rosto de mulher a nível internacional, o que tem sido demonstrado por enormes marchas nos últimos tempos. E agora, com uma cara cada vez mais operária, já que as mulheres são metade da classe trabalhadora e estão mostrando que são linha de frente em diversas lutas”, afirma a secretária de Mulheres, Anny Figueiredo.
Informações sobre o #8M
8M RJ de luta nas ruas!
O Dia Internacional de Luta das Mulheres é um marco de resistência na vida das mulheres do mundo todo e no Brasil não é diferente, por isso, as mulheres ocuparão as ruas pelo bem viver, pela legalização do aborto, pela defesa de corpos e territórios, pela segurança de crianças e meninas e contra o fascismo neoliberal!
“Basta de extermínio contra os mais pobres! Nossos direitos não são concessões, são conquistas negociáveis e resistiremos por muito mais! Exigimos a prisão de Bolsonaro e todos os golpistas! Vamos juntas?”, diz um trecho da divulgação do #8M
Mote do 8MRJ 2025
Mulheres em luta contra o alto custo de vida, o fascismo e todas as violências. Pela legalização do aborto! Pelo fim da escala 6×1 e por trabalho e salários dignos! Por justiça ambiental, soberania alimentar, direito à água e contra militarização de nossas vidas e territórios. Basta de genocídio negro, indígena e palestino. Por democracia, sem anistia para os golpistas de ontem e os de hoje.
Informações sobre a campanha “Feminicídio Zero – um Carnaval livre da violência contra a mulher”
A Campanha Feminicídio Zero, uma ação permanente do Ministério das Mulheres, ganhou um reforço com o lançamento da campanha no Carnaval carioca, uma parceria com o Ministério da Saúde, a Fiocruz e a Liga das Escolas de Samba do RJ. Enfrentar a violência contra a mulher é uma luta de toda a sociedade!
E não esqueça: em caso de violência contra a mulher, ligue 180. A Central de Atendimento à Mulher está disponível também no WhastApp (61) 9610-0180.
Feminicídio Zero! Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada!
Mais registros do lançamento da campanha Feminicídio Zero:
Imprensa Sisejufe, com informações de 8MRJ e Ministério das Mulheres