Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

SISEJUFE PARTICIPA do II Encontro Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro

SISEJUFE PARTICIPA do II Encontro Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, SISEJUFE

Diretora Neli Rosa é delegada do Encontro Nacional

SISEJUFE PARTICIPA do II Encontro Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, SISEJUFENos dias 9 e 10 de novembro, o Sisejufe participou do II Encontro Estadual de Mulheres Negras – Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, na Universidade Federal Fluminense, Niterói, para a construção coletiva de uma agenda de lutas. A diretora do sindicato Neli Rosa, representando o Núcleo de Gênero e Raça, foi uma das 78 eleitas durante o evento para integrar a  delegação fluminense para o II Encontro Nacional de Mulheres Negras que acontecerá em Goiânia, em dezembro de 2018.

Na abertura do evento, Marielle Franco, vereadora brutalmente assassinada em março desse ano, foi homenageada por sua resistência contra todas as formas de discriminação e também por sua luta por direitos e políticas públicas, por meio de um vídeo e da apresentação Panteras Negras. Em seguida, foram agraciadas onze griottes, especialistas em transmitir histórias, fatos históricos, os conhecimentos e as canções do povo negro.

SISEJUFE PARTICIPA do II Encontro Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, SISEJUFENa primeira mesa, foi tratado o tema Organização Política das Mulheres Negras: Desafios em Tempos de Fúria. A deputada federal reeleita Benedita da Silva (PT/RJ) foi enfática ao destacar o enfrentamento ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a dificuldade de ser mulher negra nessa conjuntura e declarou que fará uma firme oposição.

No segundo dia do evento, Neli participou da roda de conversa Saúde da Mulher Negra. Entre os principais assuntos abordados, a violência obstétrica e o atendimento às mulheres negras vítimas de estupro.

SISEJUFE PARTICIPA do II Encontro Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, SISEJUFEAs pautas desses dois dias estimularam a articulação das mulheres de diferentes campos de atuação que têm em comum as bandeiras da promoção de igualdade de raça e gênero, além dos direitos à vida, à liberdade, à educação, ao trabalho, à moradia, à saúde, à cultura e à seguridade social e o bem viver.

 

Imprensa Sisejufe, com informações do site da ONG Criola

Últimas Notícias