O Encontro Nacional de Mulheres Negras – 30 anos reuniu aproximadamente mil ativistas de todas as regiões do país de 6 a 10 de dezembro, em Goiânia. A diretora do Sisejufe Neli Rosa, representando o Núcleo Gênero e Raça, participou do festival que mostrou a grande diversidade brasileira. “Foi um aprendizado ímpar para minha vida e minha história. Pude compreender melhor o processo dessa caminhada de três décadas e minha contribuição para essa construção”, salientou Neli.
A escritora e ensaísta Conceição Evaristo proporcionou um momento de intensa emoção na solenidade de abertura. Evaristo falou sobre a importância de Angela Davis, que também esteve no festival, para a sua vida. “E como o tempo é circular, depois de tantas vindas de Angela Davis ao Brasil, em 2014, conheci, pessoalmente, essa minha contemporânea que me inspira tanto.” A irmã (Anielle) e a filha (Luyara) de Marielle Franco também participaram do evento, assim como a deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), entre tantas outras lideranças.
O Encontro
O Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Mundo foi organizado por entidades do movimento social de mulheres negras. Desde março deste ano, ativistas do campo e da cidade, das periferias, quilombolas, religiosas de matriz africana, trabalhadoras domésticas, jovens e de todas as idades, se organizaram para a atividade em Gioânia. Elas se mobilizaram pela ampliação de parcerias e redes de fortalecimento, pela manutenção e conquista de direitos e pela convergência de esforços no embate a todas as formas de opressão e submissão da mulher negra no Brasil. A diretora do Sisejufe participou do encontro regional do estado do Rio de Janeiro, que aconteceu em novembro, na cidade de Niterói.
As mulheres negras no Brasil são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das suas famílias e recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas, segundo o Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, séries históricas de 1995 a 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.
Com informações do site www.encontronacionalmulheresnegras.org