Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa da ratificação da posse do desembargador do trabalho do TRT 1, José Monteiro Lopes

Presentes na Solenidade de Ratificação de posse do desembargador José Monteiro Lopes (Reprodução/ TRT 1)

O Sisejufe participou da Solenidade de Ratificação da Posse do agora desembargador do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, José Monteiro Lopes. O sindicato foi representado pelo vice-presidente, Ricardo Quiroga e pela diretora Carla Nascimento, ambos também servidores lotados no TRT1. A cerimônia aconteceu no Plenário Délio Maranhão, situado na sede do Tribunal, no fim da tarde da última quinta-feira (16/10).

O evento foi realizado com o Plenário repleto de pessoas, reunindo magistrados(as), servidores(as), familiares e autoridades, que prestigiaram o novo integrante da Corte. O desembargador José Monteiro Lopes foi promovido ao cargo por critério de antiguidade, decorrente da aposentadoria do desembargador Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues. O magistrado foi saudado pelo presidente do TRT1, o desembargador Roque Lucarelli Dattoli, que conduziu a cerimônia e destacou a trajetória do homenageado, além de outros desembargadores, que ressaltaram a vocação e o compromisso do magistrado com os valores fundamentais a Justiça do Trabalho.


O presidente do TRT 1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli e o agora desembargador José Monteiro Lopes (Reprodução/ TRT 1)

O vice-presidente do Sisejufe, Ricardo Quiroga, em seu discurso de homenagem ao agora desembargador, apontou o compromisso do magistrado perante o dever com a sociedade, e afirmou que é testemunha disso: Quero destacar que, como servidor e como dirigente sindical, pude testemunhar que o doutor José Monteiro, sempre como magistrado, demonstrou compromisso, engajamento, humanidade e empatia”, começa Quiroga.

“Tivemos a honra de trabalhar juntos no comitê de priorização do primeiro grau, no qual o doutor José Monteiro demonstrou sua preocupação com a prestação jurisdicional. E aí, fazendo referência ao que eu coloquei, que foi justamente no período da pandemia, que mesmo convalescendo, o doutor Monteiro fazia questão de manter as reuniões virtuais, obviamente, para poder garantir que o tribunal, nesse momento tão difícil, pudesse prestar sua jurisdição à sociedade.

Também quero destacar o fato de ser um membro da primeira composição do subcomitê regional de equidade de raça, subcomitê que diz tribunal, o que demonstra também que está engajado nas lutas mais amplas da nossa sociedade, como combate ao racismo estrutural que, infelizmente, ainda temos aqui no nosso país. Então, deste nome, podemos dizer que a sua nomeação é emblemática em vários aspectos. E temos a certeza de que o tribunal e a sociedade ganham com a sua nomeação e a posse. Doutor José Monteiro, saiba que sempre poderá contar com o sindicato na construção de uma justiça do trabalho melhor e voltada cada vez mais para a sociedade”.

A diretora do Sisejufe, Carla Nascimento, pontua com positividade a ratificação da posse do agora desembargador: “A posse do Desembargador José Monteiro Lopes é muito bem-vinda para o TRT 1, um magistrado que tem um compromisso verdadeiro com a Justiça do Trabalho. Ele representa os novos tempos do Judiciário”, diz.


Assista à fala do vice-presidente do Sisejufe, Ricardo Quiroga (Reprodução/Instagram/@sisejufe)

Durante seu discurso, o desembargador José Monteiro contou sobre sua infância e trajeto até a magistratura e relembrou seus pais e avós, reafirmando sua posição como um homem negro: O conhecimento da história dos meus ancestrais não me deixa esquecer do calejamento e exclusões que hoje eu posso e devo combater. Filho de Jerônimo e Maria, não posso deixar de citar Manuel da Mota Monteiro Lopes, primeiro deputado federal preto disfarçado ou assumido e com discurso afirmativo. Nascido em 1867 e precocemente falecido em 1910. Esteve envolvido com a classe operária e o que o levou a apoiar e propor legislação trabalhista. É tido como o primeiro propositor da jornada de 8h de trabalho e do 1° de maio do feriado do Brasil”. O magistrado se dirigiu diretamente a Quiroga para saudar os servidores e servidoras, categoria que já integrou. Ele afirma que busca ser um juiz “formado por valores sólidos, construídos ao longo da vida, e que se coloca à disposição de todos”.

José Monteiro Lopes ingressou no TRT da 1ª Região em novembro de 1993, como juiz substituto. Em 1998, foi promovido a juiz titular, assumindo a 24ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro e, desde março de 2000, esteve à frente da 36ª Vara do Trabalho da capital. O magistrado já havia tomado posse administrativamente no cargo de desembargador em 24 de julho deste ano, em solenidade realizada no salão nobre do prédio-sede do TRT1, com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro.

Últimas Notícias