O Sisejufe participou, durante a manhã do último dia 22, da ambientação dos novos servidores lotados no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ). O Tribunal empossou 15 novos servidores e servidoras aprovados no último concurso público. Os recém-empossados assumem os cargos de analista judiciário para área judiciária (3) e técnico judiciário para área administrativa (12).
O sindicato esteve presente para apresentar suas lutas, histórico e benefícios aos novos servidores, sendo representado, na ocasião, pelo vice-presidente Ricardo Quiroga, também servidor lotado no TRT 1, o assessor parlamentar e institucional Alexandre Marques, e a funcionária do administrativo Tatiana Zuim.
O vice-presidente, Quiroga, iniciou as boas-vindas aos servidores e apresentou o Sisejufe aos presentes, citando suas lutas em defesa da categoria, com agendas em Brasília e em outros estados do país, atribuições, vantagens de ser filiado, o atendimento e acolhimento de pautas específicas de todos os seguimentos, seus departamentos, secretarias e núcleos e todo o trabalho que o Sisejufe realiza há 36 anos: “O sindicato é um instrumento dos servidores, da categoria, para conquistar avanços, conquistar vitórias, mas também para defender os seus direitos, representá-los perante a administração, perante os órgãos públicos. Porque ninguém, nenhuma outra entidade, não pode substituir esse papel do sindicato”, diz o dirigente.
Em seguida, o assessor parlamentar e institucional do Sisejufe, Alexandre Marques falou sobre importantes lutas pela categoria em Brasília, como sobre o auxílio saúde e adicional de qualificação: “Vocês chegam em um momento que nós estamos empenhando a campanha salarial, que já está posto no prazo de lei 8% a partir de julho de 2026, 27 e 28, 8% na carreira. Estamos trabalhando urgente para aprovação desses projetos. O auxílio saúde já tem uma previsão na LDO de aumento pela infração, a gente quer aumentar um pouco mais que a infração.
Estamos também trabalhando na LDO, ela não foi aprovada ainda, então a gente está trabalhando para mudar. E agora estamos numa disputa muito grande com o Congresso Nacional, que é a malfadada reforma administrativa que vem aí para, em tese, prejudicar e atravancar os serviços públicos. Acredito que nós possamos agora trabalhar a carreira, esses 27% acumulativos na carreira até 2028, trabalhar o AQ e derrotar essa reforma administrativa. E precisamos de servidoras e servidores filiados ao sindicato para proteger a luta lá em Brasília”, finaliza o assessor.
Quioga também citou a luta pela reestruturação da carreira, que o Sisejufe segue em pauta para a aprovação, assim como novas nomeações no TRT 1, que está sobrecarregado com falta de servidores, esclarecendo que a Fenajufe realizará uma reunião com o presidente do CSJT para debater a demanda.
Para concluir a participação do Sisejufe na ambientação, Tatiana Zuim apresentou aos servidores os benefícios de ser filiado do sindicato, como atendimento jurídico, cursos e atividades culturais como teatro, batuque, coral, pós-graduações gratuitas, clube de vantagens, plano odontológico, wellhub (antigo gympass) e, claro, as aconchegantes acomodações da Sede Campestre e Casa do Alto.
A cerimônia de posse dos 15 novos servidores aconteceu no último dia 17, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região