Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe participa da agenda oficial dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”

Painel, em parceria com o coletivo Enegrecer e o Sintufrj, vai discutir emprego, geração de renda e territorialidade, em debate virtual, no dia 15 de março

Sisejufe participa da agenda oficial dos “21 Dias de Ativismo contra o Racismo”, SISEJUFE

O Sisejufe está oficialmente inscrito na programação dos “21 dias de ativismo contra o racismo” que acontecerá entre 1º e 21 de março. O coletivo de Negras e Negros do Sisejufe, o coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj) vão realizar um debate, com transmissão pelo YouTube, no dia 15 de março, às 19h.

Com o tema “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade” pretendemos abordar o racismo, enquanto estrutura que sustenta as desigualdades sociais e econômicas do nosso país.

Conheça as convidadas do debate

MOARA SABOIA – jovem, negra e feminista. Vereadora pelo PT em Contagem. Possui uma história de luta pautada na defesa da juventude, da negritude, das mulheres e das pessoas que habitam as periferias. Em sua trajetória política, trabalhou como representante do Fórum Nacional da Juventude Negra, foi vice-presidenta da União Nacional de Estudantes (UNE) e, durante um período, foi a primeira presidenta negra da UNE. Moara é graduanda em Engenharia Civil e, seja por sua história de vida ou militância em prol dos estudantes e professores, reconhece a importância da educação para a formação social e cidadã dos (as) jovens.

TAINÁ DE PAULA – arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas. Vereadora pelo PT no Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos como União de Moradia Popular e Movimento dos Trabalhadores sem Teto. Hoje presta assistência para o movimento Bairro a Bairro, como arquiteta e mobilizadora comunitária em áreas periféricas.

DARA SANT’ANNA – coordenadora Nacional do Enegrecer. É estudante de Direito da UFF, foi diretora de Combate ao Racismo da UNE 2017-2019 e membro do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial 2017-2019

NOEMI DE ANDRADE – técnica-administrativa da UFRJ e coordenadora do Sintufrj (Sindicato dos trabalhadores em educação da UFRJ). É membro da Comissão de Heteroidentificaçao da UFRJ, diretora da secretaria de Mobilização da CUT, coordenadora do movimento “Basta! Parem de Nos Matar” e coordenadora do coletivo Obassilene da Cidade de Deus.

Mediadora:

BETHE FONTES – analista judiciária. Pós-Graduada em Finanças Públicas, Servidora da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) há 23 anos. Colaboradora do Sisejufe, atua como representante sindical de base, presidente do Conselho Fiscal e representante do Sisejufe no Grupo de Trabalho criado na SJRJ para estruturação de um programa institucional para a promoção da igualdade racial no âmbito da SJRJ.

Dara Santana explica que o tema escolhido é de grande relevância porque a crise econômica, os índices de desemprego que só aumentam e a reforma trabalhista incidem diretamente na vida de negros e negras que lideram os índices de trabalhos informais, sem garantias de direitos ou qualquer proteção. “Como caminharemos a partir disso? É possível uma sociedade menos desigual? Quais as estratégias de disputa da sociedade? Será que o empreendedorismo é a alternativa ao desemprego? São as perguntas que estarão rondando nosso debate”, afirma a coordenação do Enegrecer.

O evento online poderá ser acompanhado ao vivo pelo público, pelo link: sisejufe.org.br/21dias . O painel será retransmitido pela Fenajufe, pelo Sindiquinze, Sindijus-PR e entidades parceiras.

Saiba mais sobre os 21 dias

A Campanha dos 21 Dias é uma iniciativa autogestionada que busca fazer um grande mosaico de eventos na forma de agenda dando visibilidade e mostrando a diversidade da luta e dos ativismos. Tornando-se um conjunto de atividades de uma agenda coletiva e unificada que encontrará no dia 21 de março, definido como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, sua culminância.

Essa data encontra sua referência histórica junto ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo/África do Sul, no ano de 1960  que, sob o regime do Apartheid, deixou 69 mortos e 186 feridos.

Os 21 Dias são um exercício de memória que, por meio do ativismo político, nos lembra que a luta pela eliminação do racismo é constante.

Indo para sua quinta edição, a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo tem se consolidado como um grande espaço de debates, oficinas e diversas atividades que buscam romper com o racismo.

Em 2020 devido a pandemia de COVID-19 os 21 Dias foram interrompidos, porém as ruas foram tomadas por atos, as mídias por debates acalorados acerca do racismo, da violência policial e das desigualdades sociais.

“Em 2021, assim como nos anos anteriores, a Campanha pretende convocar e provocar a sociedade brasileira para reflexão de que o enfrentamento e eliminação do racismo é uma luta diária de todos contra privilégios e opressões presentes em nosso cotidiano e em todos os espaços da vida social”, apontam os organizadores da atividade.

A participação do Sisejufe está sendo articulada pela assessora política Vera Miranda. “Esse debate é de extrema importância. Propomos trazer a reflexão para a nossa categoria, mas queremos ultrapassar os muros do Judiciário e alcançar os cidadãos. Trabalhando em rede com outras entidades, podemos amplificar nossas mensagens. Quando tiramos a venda dos olhos de negros e negras, os retiramos da situação de entender como normal a subjugação. Só assim é possível enfrentar o racismo e buscar a liberdade”, diz Vera.

Veja o calendário de Luta:

Dia 01 de março – Abertura;

Dia 08 de março – Marcha das Mulheres (seguindo protocolos sanitários da OMS);

Dia 14 de março – Homenagem a Marielle Franco;

Dia 15 de março, 19h – Painel virtual “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade”, organizado pelo Sisejufe e Enegrecer;

Dia 16 de março – Corpos negros como alvo: Mobilização contra a violência do Estado;

Dia 21 de março – Marcha dos 21 Dias e Encerramento.

Últimas Notícias