Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia

Diretoria percorre tribunais de Itaperuna, Campos dos Goytacazes e Macaé , em reencontros marcados pela emoção   

Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE

Durante dois anos, o sindicato suspendeu o projeto Sisejufe no Interior por conta da impossibilidade de contato nos períodos mais críticos da pandemia. Com a maior parte dos servidores e servidoras em trabalho remoto, os tribunais ficaram funcionando apenas para atividades essenciais e as visitas não se justificavam. O calor humano e a troca de informações entre a base e a diretoria, no entanto, já estavam fazendo muita falta. Diante da melhora do cenário pandêmico e estando a categoria mais protegida pela vacinação, a direção avaliou que as visitas poderiam ser retomadas com segurança. A volta das visitas aconteceu nesta quarta-feira (11/5) em Itaperuna, seguiram na quinta (12/5), na cidade de Campos dos Goytacazes e na sexta-feira (13/5) em Macaé. A presidenta Eunice Barbosa esteve nas justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal, acompanhada do assistente da assessoria política, Anderson Paixão. Em Campos, as visitas também contaram com a presença do diretor do Sisejufe Victor Hugo Teixeira. Veja abaixo o emocionante relato da nossa presidenta:

“Foi o primeiro dia do retorno das visitas do Sisejufe ao interior. Foram encontros maravilhosos, abraços calorosos, afetuosos, cheios de saudades e alegria pelo reencontro. Fomos recebidos com muito carinho e manifestações no sentido de que nossa falta foi sentida nesses anos de distanciamento em razão da pandemia.

Em cada setor, a conversa era bastante acalorada e vibrante.

Falava-se um pouco de tudo: da experiência no isolamento, do medo, das perdas, da superação, do mundo diferente agora. Das mudanças que se impõem como necessárias. Falta gente no balcão presencial, sobra atendimento no balcão virtual; faltam partes e advogados circulando pelos prédios, sobram solicitações via telefone e e-mail, sendo quase impossível dar conta. Repensar a organização do trabalho foi apontado, por unanimidade. É preciso reorganizar e mudar. Os colegas da JT e JF estão organizados na forma híbrida, com rodízio de 50% do efetivo do setor. Já os colegas da eleitoral não conseguem, ante a grande demanda em razão da organização no processo eleitoral em curso. Estavam lá, 100%, e celebrando a graça de estarem junt@s.

Compartilhamos informações acerca de nossas lutas. Falamos do Congrejufe e dos avanços na organização da nossa Federação e das lutas da categoria no país. Apresentamos o calendário de lutas, a campanha #EuNaoAceito, pelo reajuste, o ato em Brasília no dia 12, o dia de mobilização em 19, a assembleia de 26 e convocamos ao engajamento. No mesmo instante, as caixas de e-mail dos ministros e ministras do STF e STJ foram bombardeadas de mensagens pressionando pelo reajuste. Quem ainda não seguia o Sisejufe nas redes sociais passou a seguir e se comprometeu a acompanhar a programação de atividades e participar do PJU na Pressão nesta quinta, dia 12, às 14h em Brasília, com transmissão ao vivo no Instagram.

Algumas dúvidas sobre plano de saúde, NS, Gympass e sede Campestre foram apresentadas e esclarecidas.

Foi impressionante a acolhida desses servidores. Vários se cadastraram na plataforma Gympass e aplaudiram efusivamente o projeto da Casa do Servidor e da Servidora, para acolhimento dos colegas do interior quando necessário vir para a Capital para estudos, reuniões, cursos ou tratamento de saúde, por exemplo. Alguns disseram que é com a atenção, as ações e o acolhimento do sindicato que se sentem valorizados como servidores do PJU. De se lamentar, por um lado,  mas gratificante por outro por estarmos entregando o que a categoria espera de nós.

Os colegas da eleitoral relataram terem vindo diversas vezes para atividades na Capital no formato bate-e-volta, para minimizar a despesa. Disseram ansiosos pela liberação da Casa do Servidor, no Alto da Boa Vista, que acharam linda pela Vista externa no Google map.

Anderson e eu abraçamos a todas e todas pela diretoria. O abraço era sempre retribuído com sorrisos largos e afetuosos; e destinados ao Valter Nogueira de maneira especial, sempre lembrado por todos e todas.

Encerramos o primeiro ciclo de visitas aos colegas do interior em Macaé. Alguns abraços puderam ser mais longos, tranquilos, regados a cafezinhos e boa conversa. Outros nem tanto, como as colegas e os colegas da Justiça Eleitoral, extremamente assoberbados em razão dos prazos de cadastramento para o processo das eleições gerais.

A diretoria do Sisejufe agradece mais uma vez, a tod@s e cada um é cada uma de modo especial, o acolhimento, o engajamento, a parceria e confiança no nosso trabalho. A categoria pode sempre contar com nossa dedicação e luta. Faremos sempre o melhor que pudermos para defender, de forma intransigente, os serviços públicos e os direitos das trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Federal. Vamos à luta pelo reajuste emergencial. Reajuste Já! E para todas e todos.” Por Eunice Barbosa, presidenta do Sisejufe

Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE Sisejufe no Interior: diretoria retoma visitas aos tribunais após dois anos de pandemia, SISEJUFE

Últimas Notícias