O Sisejufe marcou presença no ato “Glauber Fica”, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Nossos diretores Laura Diógenes e Ricardo Soares estiveram no protesto em defesa do mandato do deputado Glauber Braga, diante do risco de uma cassação que o sindicato considera inaceitável.
Ontem, testemunhamos um episódio grave: Glauber foi retirado à força da Mesa Diretora da Câmara por policiais legislativos, após permanecer por duas horas na cadeira da Presidência em ato de resistência.
O protesto ocorre porque o parlamentar é acusado de quebra de decoro após reagir à agressão verbal contra sua mãe, que faleceu dias depois.
Ato em defesa do mandato do deputado Glauber Braga (Reprodução/Acervo Sisejufe)
A situação se agravou quando, pela primeira vez, a TV Câmara cortou a transmissão em meio ao tumulto e jornalistas foram retirados do plenário por policiais. Um cenário que fere a democracia e lembra tempos que não queremos reviver.,
O diretor do Sisejufe, coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI), Ricardo Azevedo, repudia a cassação do mandato de Glauber: “Temos um congresso inimigo do povo e que coloca no mesmo balaio parlamentares condenados criminalmente como Carla Zambelli e Alexandre ramagem juntos com Glauber Braga que denunciou a farra das emendas parlamentares. Sisejufe se coloca ao lado do deputado Braga”, pontua o dirigente.
O Sisejufe reafirma: não à cassação. Sim à liberdade de expressão e à defesa das instituições democráticas.
