Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe estreia podcast com episódio que traz reflexões sobre assédio moral

Ideia é oferecer um espaço democrático de debates para a categoria e a população

O Sisejufe lançou, na sexta-feira (17/5), o podcast Painel Sisejufe. O primeiro episódio trata do combate ao assédio moral, tema que também será trabalhado em uma nova campanha, que iniciamos esta semana. Vale lembrar que maio é o mês de combate a este mal, que tanto adoece trabalhadores e trabalhadoras.

O programa, apresentado pela jornalista Tais Faccioli, contou com a mediação das diretoras Aniele Xavier e Carla Nascimento e teve como convidado especial o ator Lucas Garbois, que está em cartaz no Teatro Glauce Rocha com a peça “Vida Útil”, que também aborda esta temática.

Com texto de Rafael Martins e direção de Marcelo Morato, o espetáculo é uma comédia ácida que usa da ironia para falar sobre um ambiente de trabalho marcado por assédio moral. A trama se passa em uma sexta-feira, no momento de fim de expediente, quando os “colaboradores” de uma empresa começam a discutir sobre o cumprimento de uma demanda passada pelo chefe. A disputa sobre quem vai executar as tarefas gera discussões e reflexões sobre os nossos desencontros entre carreira e desejos pessoais.

Além de Lucas Garbois, estão no elenco Jade Freneszi, Júlia Couto e Luciano Pontes. Eles interpretam funcionários do mundo corporativo com questões existenciais e emocionais, que passam situações de abuso de poder e desvalorização profissional, sentimentos comuns também à servidora e ao servidor público.

A conversa no Painel Sisejufe girou em torno de situações do cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras. Carla, Aniele e Lucas fizeram provocações e análises, tendo como ponto de partida cenas da peça.

“Uma coisa muito importante para a gente ter em mente é ver que pontos são inegociáveis. A saúde mental é inegociável. Se a gente fica doente, seja por questões mentais ou físicas, é a gente que está ali. A gente tem que se escutar e perceber qual é o limite”, alerta Lucas.

Do palco para a vida real, o bate-papo mostrou a importância do sindicato no acolhimento, apoio e defesa dos direitos das vítimas de assédio.

“Eu diria que a saída é pelo coletivo. Quanto mais a pessoa se isola e acha que a responsabilidade de tudo é dela mesma, mais esse mecanismo do assédio vai se fortalecer. Então, se você acha que está sendo vítima de uma situação de assédio ou de outra violência qualquer, busque o coletivo, busque as pessoas em quem você confia. O sindicato está pronto para te receber”, reforçou Aniele no podcast.

Carla acrescentou: “Você vê servidores que chegam com muita vontade de trabalhar, motivados e vão adoecendo, entrando em depressão por causa dessas humilhações diárias que vão minando sua força, sua alegria. É um mal que a gente precisa combater com atenção e a perseverança”.

📍Clique neste link para assistir ao primeiro episódio do Painel Sisejufe em nosso canal no YouTube. O podcast também está disponível no Spotify, Deezer, Amazon Music, Google Podcasts e Apple Podcasts.

 

Últimas Notícias