Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe e TRT/RJ promovem seminário sobre assédio moral e adoecimento

O evento é aberto a servidores e magistrados de todas as justiças federais

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, uma parceria do Sisejufe com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) vai realizar, no dia 29/10, das 9h às 13h, no 4º andar do prédio-sede (Av. Presidente Antonio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro), o I Seminário Assédio Moral no Trabalho e Adoecimento no Judiciário Federal. O evento é aberto a servidores e magistrados das justiças federais.

A mesa de abertura será composta pelo presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, pelo desembargador Eduardo Adamovich, representante do TRT/RJ e do Comitê de Saúde, e  pelo gestor da Coordenadoria de Saúde, Ricardo Sidney Nascimento Silva. Em seguida, presidente do Comitê Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores, criado pelo Conselho Nacional de Justiça, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, fará a palestra de abertura.

Programação

9h  Mesa de Abertura

· Desembargador Eduardo Adamovich – Representante do TRT/RJ e do Comitê de Saúde

· Valter Nogueira Alves – Presidente do Sisejufe

·    Ricardo Sidney Nascimento Silva – Coordenador da CSAD

9h30 – Painel: Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário

· Desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira – Conselheiro do CNJ e Presidente do Comitê Nacional de Atenção à Saúde  

10h20 – Painel: O cumprimento de metas e o assédio moral no trabalho

·   Juiz do Trabalho André Villela – Auxiliar da Corregedoria do TRT/RJ

10h40 – Painel: Combate à Violência Laboral e ao Assédio Moral e Sexual no TRT/RJ

·   Michelle Carreira Miranda Monteiro – Analista Judiciário – Médica do Trabalho TRT/RJ

11h –  Coffee Break

11h20 – Painel: A Violência nas Relações de Trabalho

·   Túlio Fonseca Coimbra – Analista Judiciário – Psicólogo do TRT/RJ

12h – Apresentação da Pesquisa Nacional de Saúde

· Lucena Pacheco Martins – Coordenadora da Fenajufe e Diretora do Sisejufe

12h30 – Apresentação Pesquisa de Saúde do Servidor do Sisejufe   

· Vera Miranda – Assessora Política do Sisejufe  

Sisejufe tem agenda de combate ao assédio moral e adoecimento

O seminário surge a partir da articulação do Departamento de Saúde do Sisejufe, após o II Seminário Nacional de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores, realizado em setembro, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília.

A ideia, prontamente acolhida pelo TRT/RJ faz parte da agenda de combate ao assédio moral e ao adoecimento dos servidores do Judiciário Federal fluminense. Esse processo tem como ponto alto a apresentação da pesquisa de Saúde do Sisejufe e da Fenajufe, que monitoraram o grau de de adoecimento da categoria, local e nacionalmente.

A luta do Sisejufe por uma política institucional de saúde do trabalhador  vem sendo desenvolvida ao longo das últimas gestões do sindicato. “Apesar de considerarmos que existe um longo caminho a trilhar, reconhecemos com entusiasmo a iniciativa do TRT/RJ de implantar uma política de prevenção e combate ao assédio moral e sexual, motivo pelo qual a parceria na construção deste seminário se torna ainda mais especial”, destaca a diretora do Sisejufe e coordenadora da Fenajufe Lucena Pacheco.

“Esperamos que o seminário construa uma política de prevenção e que seja um espaço de escuta, diagnóstico e produção de síntese”, acrescenta a coordenadora do Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral do Sisejufe, Helena Cruz.

Iniciativa tem como objetivo impedir ações abusivas e discriminatórias no tribunal

Os painéis que serão realizados no evento vão ao encontro da Política de Prevenção e Combate à Violência Laboral e ao Assédio Moral e Sexual instituída pelo TRT/RJ neste mês de outubro. A iniciativa tem como objetivo impedir ações abusivas e discriminatórias dentro do Tribunal que possam causar qualquer tipo de dano a servidores, magistrados e terceirizados. Além disso, a política visa acolher a vítima, ajudá-la na recuperação de sua saúde, bem-estar e também orientá-la sobre as providências cabíveis em âmbito institucional.

A participação dos servidores no seminário contará para obtenção do adicional de qualificação, por meio de certificação conferida pela Escola de Administração e Capacitação de Servidores do TRT/RJ (Esacs). Não haverá abertura de inscrições, bastando que os participantes se dirijam ao local do evento.

Outras atividades ocupam o TRT no Mês do Servidor

O Departamento de Saúde do Sisejufe organizou diversas atividades para comemorar o Dia do Servidor Público. No dia 28/10, no Fórum da Rua do Lavradio, das 12h às 16h30, serão oferecidas atividades da Medicina Tradicional Chinesa e Shiatsu. As mesmas atividades serão oferecidas no prédio-sede do TRT/RJ, no dia 29/10, das 13h às 16h30.

Com informações do TRT/RJ

Últimas Notícias