Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe convida para Semana de Lutas da Pessoa com Deficiência

Lives nos dias 20, 21 e 22 de setembro terão como pauta o Capacitismo. Campeão paralímpico também fará parte da atividade

Sisejufe convida para Semana de Lutas da Pessoa com Deficiência, SISEJUFE

O Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI) do Sisejufe irá realizar nos dias 20, 21 e 22 de setembro uma maratona de atividades virtuais para marcar a Semana de Lutas da Pessoa com Deficiência. Na segunda-feira (20/9), às 19h, a convidada a antropóloga Anahi Guedes de Mello vai conversar sobre Capacitismo. Mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora da organização feminista Anis – Instituto de Bioética, Anahi é uma das principais referências no tema no país. O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Sisejufe no Youtube.

Na terça (21/9), às 19h30, o bate-papo online é com o medalhista de ouro da Paralimpíada de Tóquio, Alex de Melo Sousa. O atleta integra a seleção brasileira masculina de Goalball. O esportista tem baixa visão causada por estrabismo e por problema no nervo óptico. Em 2004, acompanhava os treinamentos de uma equipe e, ao fim da atividade, brincava com os equipamentos. Cinco anos depois, passou a treinar a modalidade. Hoje, com uma carreira promissora, tem várias medalhas no currículo, além do ouro em Tóquio.

Na Quarta-feira (22/9), às 19h, o DAI promove uma roda de conversa com o tema: Mitos e Verdade sobre capacitismo, com participação do diretor jurídico do Sisejufe, Lucas Costa e o funcionário Anderson Paixão, que há anos acompanha as pautas do segmento. As Iives de terça e quarta também serão transmitidas ao vivo pelo Youtube do sindicato. Para acompanhar, basta acessar, nos horários marcados, o mesmo link para os três dias: sisejufe.org.br/aovivo

O evento foi idealizado pelo coordenador do DAI, Ricardo Azevedo, e é organizado em parceria com a Assessoria Política do Sisejufe.

“É com enorme satisfação que o departamento de acessibilidade e inclusão do Sisejufe recebe o Dia Nacional de Lutas da Pessoa com deficiência e, para tanto, preparamos vários eventos para discutirmos bastante a condição em linhas gerais da pessoa com deficiência no Brasil de hoje. As pessoas com deficiência, de um modo geral, precisam cada vez mais se empoderar e, com isso, levarem o esclarecimento à sociedade”, afirma Ricardo Azevedo.

Entenda o Capacitismo

O termo Capacitismo ainda é pouco conhecido, por isso a relevância de debatê-lo. O capacitismo expressa-se quando fazemos julgamentos baseados na suposta incapacidade de alguém, levando em consideração uma característica presumivelmente negativa. O questionamento dessa postura vai na trilha de que a pessoa com deficiência é, antes de qualquer coisa, um indivíduo e, como tal, com direito a sua individualidade. A ideia do debate é desconstruir preconceitos e mostrar que a deficiência faz parte, mas não define uma pessoa. Assim, o grande problema do capacitismo é limitar a presença das pessoas no mundo. O capacitismo é a invisibilidade que aliena.

“A luta contra o capacitismo precisa ser feita a cada dia e a cada momento em nossas vidas. O que mais gera preconceito é o desconhecimento, a ignorância. Nosso sindicato seguirá sendo radical e intransigente no que se refere a discriminações de qualquer ordem. Companheiros e companheiras de nossa categoria, não percam os eventos que faremos durante a Semana de Lutas da Pessoa com Deficiência. Serão todos imperdíveis! Venha nos ajudar a construir e manter o Departamento de Acessibilidade e Inclusão de nosso sindicato cada vez mais forte”, conclui o coordenador do DAI.

Últimas Notícias