O Sisejufe completou, em agosto, 36 anos de atuação por busca de melhores condições de trabalho e garantia de direitos para os servidores e servidoras.
O Sindicato cresceu, avançou, evoluiu e com isso mais frentes de trabalho foram sendo organizadas para atender demandas peculiares da categoria, bem como questões de gênero, raça-etnia, pessoas com deficiências e outras correlações ensejadas no cerne da sociedade.
Desse desejo de mudança e muita movimentação política surge o Departamento de Combate ao Racismo. Ao longo de sua criação, o departamento vem construindo ações e parcerias com movimentos sociais, tanto nos espaços internos dos tribunais, quanto na sociedade como um todo.
Nesta quinta-feira, 11 de setembro, às 19h30, o Departamento reúne seus integrantes para um bate-papo formativo e organizativo para o Encontro Nacional de Servidores e Servidoras Negras do Sisejufe. Para tanto, o mote do evento será: “O Futuro é Agora: Reparação e Bem-Viver”. Serão eleitos delegados para o encontro nacional.
Para participar da reunião estadual, é preciso se inscrever pelo link: sisejufe.org.br/encontronegritude. As propostas poderão ser enviadas desde já para o e-mail assessoria@sisejufe.org.br .
Mediação:
Patrícia Fernanda – coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo do Sisejufe e militante antirracista. Servidora da Justiça Federal. Fundadora e gestora do Coletivo Negro da Justiça – finalista do 1°Prêmio Equidade Racial do Judiciário e reconhecido como Boa Prática no Sistema Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça. Graduada em Direito pela UFRJ.
Convidados:
Thiago Santos – homem negro, periférico, professor, pai e pensador decolonial.
Luisa Melo – fisioterapeuta de formação com pós em Acupuntura. Há 14 anos atua no SUS e atualmente está como assessora técnica no Grupo Gestor de Saúde Integral da População Negra do Rio no MRJ.
Edd Wheeler – rapper, compositora, advogada autônoma e palestrante
Lidia Santos – ativista negra formada pela Escola Beatriz Nascimento vinculada ao Odara – Instituto da Mulher Negra da Bahia. Pesquisadora da temática de interseccionalidade, envelhecimento e políticas públicas- UNB . Pós-graduada em Envelhecimento Humano em perspectiva multidisciplinar, pós-graduada em Gestão do Envelhecimento e ps-graduada em Gestão Estratégica, além de graduada em Gestão Pública. Coordenadora-Geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal- CGEAS. Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – SNDPI – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC
Flavio Lino – secretário-executivo do Movimento Nacional de População de Rua – MNPR e conselheiro nacional da Comissão de População e Desenvolvimento da Secretária Geral da Presidência da República. Educador social, tem trajetória nas ruas, atua como coordenador-geral internacional. Coordena a pauta da população em situação de rua no G20 Brasil e G20 Social.