Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe apoia o congresso que vai discutir a construção de uma cidade antirracista

“Rio, uma cidade antirracista” acontecerá dias 02 e 03 de setembro, no Museu do Amanhã. Inscrições são gratuitas

Promover o debate e analisar em detalhes as condições em que vive a população negra carioca, pensando juntos e juntas a construção de cidades antirracistas, reposicionando as favelas e as periferias como um lugar de memória, potencialidade e garantia de direitos por meio da erradicação do racismo no cotidiano da cidade, com infraestruturas resilientes e assentamentos humanos, inclusivos, seguros e sustentáveis. É com esse objetivo que “nasce” o projeto “Rio, uma cidade antirracista”, que acontecerá nos dias 02 e 03 de setembro, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio.

O evento é uma iniciativa da PerifaLAB em parceria com diversos outros coletivos e instituições. O Sisejufe reconhece e apoia a importância da luta antirracista e da promoção de uma sociedade sem preconceito e sem discriminação. É por isso que faz questão de ter em sua estrutura o Coletivo de Negros e Negras do Sisejufe e o Departamento de Gênero e Raça. Portanto, por enxergar a necessidade de sempre se discutir e promover uma sociedade sem preconceito e discriminação, o Sisejufe apoia, divulga e incentiva a realização do congresso “Rio, uma cidade antirracista”.

Ao final do evento, será construída coletivamente a chamada “Carta Antirracista”, que será disponibilizada, posteriormente, no site do congresso.

Além das mesas de debates, haverá também exibição de curtas, apresentação de trabalhos acadêmicos e atividades pedagógicas para o público infantil. Entre os convidados já confirmados estão: a representante regional da ONU-Habitat na América Latina, Elkin Velásquez; a diretora e roteirista carioca, Sabrina Fidalgo; a arquiteta e urbanista Joice Berth; a vereadora da Cidade do Rio de Janeiro, Tainá de Paula; Urutau Guajajara, liderança indígena; Ernesto Xavier, jornalista; a arquiteta e urbanista Gabriela de Matos, entre outros.

Inscrição gratuita

Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição gratuita através do link da plataforma Sympla e escolher as mesas de debates e oficinas que deseja participar. São três mesas por dia, com temáticas variadas. Para ver a programação completa e se inscrever, clique em: Rio, uma cidade antirracista

Últimas Notícias