Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe apoia a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2023

Evento acontece de 22 a 26 de maio e tem como objetivo implementar medidas para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas e aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos

Entre os dias 22 e 26 de maio, acontecerá em todo o país a 7ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, o evento tem como objetivo implementar medidas para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas e aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos. A iniciativa conta com a participação de magistrados, servidores, advogados e as partes envolvidas (empresa e o trabalhador).

O Sisejufe apoia o evento e acredita nos bons resultados dessa importante iniciativa. Por isso, na edição desse ano, confeccionou as camisetas que serão usadas pelos servidores do TRT1 durante a Semana da Conciliação.

Andréa Capellão, diretora do Sisejufe e servidora do TRT1, falou sobre a Semana da Conciliação:  “O Sindicato, sem perder a sua característica de lutar pelo interesse dos servidores, pode ter também um bom relacionamento institucional com os tribunais. Aqui, aconteceu de a coordenadoria do Cejusc (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania) pedir o nosso apoio na confecção das camisas, pra mostrar o engajamento dos servidores, e prontamente foi atendida. Queria, inclusive, agradecer às Diretorias de Comunicação e de Relações Institucionais do Sisejufe, que apoiaram essa iniciativa. As camisas ficaram lindíssimas e a gente espera que a Semana de Conciliação seja um sucesso para os trabalhadores e para o Tribunal. Vamos, literalmente, vestir a camisa da conciliação”.

Segundo ela, o evento propicia, em todo o país, que as partes envolvidas façam um bom acordo e resolvam suas questões trabalhistas pendentes: “É sempre muito positivo. A equipe daqui é muito boa, muito capacitada. Os servidores fazem curso para auxiliar na mediação. O local é agradável, é bonito. Tudo feito de modo a facilitar o entendimento entre as partes envolvidas”.

Na tarde desta quarta-feira, 19/04, Andréa e Ricardo Quiroga, que também é servidor do TRT1 e diretor do Sisejufe, entregaram as camisetas à Desembargadora Mônica Puglia, coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) e do Cejusc de 2º grau (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc’s); Valeska Favalessa Alves de Carvalho, diretora da SAE (Secretaria de Apoio à Efetividade), a unidade que organiza a Semana da Conciliação no TRT1; e Renata Alves, coordenadora da Coordenadoria de Apoio ao Nupemec e ao Cejusc.

Semana Nacional da Conciliação Trabalhista/2023

O slogan da edição deste ano é “A um passo da solução”.

De acordo com informações do site do CSJT, a campanha deste ano “foi concebida a partir da ideia da autonomia e da vontade das partes que, através do diálogo e mediação da Justiça do Trabalho, podem dar um passo e garantir a solução do conflito. Para ilustrar essa ideia, foi utilizado uma diagramação dimensional em perspectiva, possibilitando a ideia de que duas partes se encontram em um espaço para negociação. As peças indicam que a conciliação é o caminho mais célere para um processo trabalhista ser finalizado e que a solução só depende das partes envolvidas”.

Em 2022, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista homologou 21.167 acordos e movimentou R$ 764.692.451,39. Durante os cinco dias de evento, que mobilizou a Justiça do Trabalho em todo o país, 219.566 pessoas foram atendidas e 65.035 audiências foram realizadas.

Andréa e Ricardo mostram a camiseta para a Semana Nacional da Conciliação

 

É hoje!!! 2ª Reunião preparatória ao Encontro Estadual de Carreira, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias