O Sisejufe está com inscrições abertas para a Assembleia Geral que elegerá as delegadas e os delegados de base que participarão do 1º Congresso Estadual dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (CONSISEJUFE). A assembleia será realizada no dia 14 de outubro, às 19h, pela plataforma Zoom Meetings.
A participação das servidoras e dos servidores é fundamental para a escolha dos representantes que estarão no Congresso e para o debate sobre os rumos da categoria. A eleição será realizada por votação aberta, conforme previsto no Estatuto do Sisejufe, respeitando os critérios e a proporcionalidade estabelecidos pela entidade.
Para se inscrever, clique neste link: www.sisejufe.org.br/congresso
Congresso será realizado em novembro
O 1º CONSISEJUFE será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, em formato híbrido. A participação presencial ocorrerá na sede administrativa do Sisejufe, na Avenida Presidente Vargas, 509, 11º andar, Centro, Rio de Janeiro. Também será possível participar por meio de plataforma digital, que será disponibilizada pelo Sindicato.
Conforme errata publicada pelo Sisejufe, a pauta do Congresso foi atualizada. De acordo com o artigo 33, inciso I, do Estatuto do Sindicato, o CONSISEJUFE terá como pauta “avaliar a realidade da categoria e a situação política, econômica, social e cultural do país, definindo o plano de lutas”.
A discussão e a deliberação do Congresso estarão delimitadas aos seguintes temas:
- Análise de Conjuntura;
- Derrubada do Veto Parcial nº 45/2025 e Reestruturação da Carreira – próximos passos;
- Projeto de Lei nº 1.893/2026 – Negociação Coletiva no Serviço Público.
A participação da categoria também ocorre por meio da apresentação de teses ao Congresso. Conforme o Estatuto do Sisejufe, qualquer delegado credenciado poderá apresentar proposta relacionada à pauta do CONSISEJUFE, desde que encaminhada com antecedência mínima de 30 dias e acompanhada de pelo menos 30 assinaturas de servidoras e servidores sindicalizados.
Como o Congresso será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, o prazo para apresentação das teses termina em 14 de outubro. As propostas devem ser encaminhadas por meio do formulário disponível em www.sisejufe.org.br/tesescongresso.
Todas as teses regularmente inscritas serão reunidas pelo Sindicato em um Caderno de Teses, que será disponibilizado em meio virtual.