Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sindicato dos Jornalistas promove Ciclo de Debates Zumbi dos Palmares

Série de eventos, que começou na segunda-feira, dia 10 de novembro, tem debates sobre racismo, eleições, democratização da mídia, reforma política, radiodifusão comunitária e privatizações

Referência na luta pela liberdade do povo negro no Brasil, Zumbi dos Palmares batiza agora o Ciclo de Debates promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) ao longo do mês de novembro. Assim como Zumbi, que se empenhou na luta para destruir os grilhões que prendiam os escravos trazidos para cá, a série de eventos tem o objetivo de propor aos jornalistas e demais profissionais de Comunicação a discussão acerca dos limites que são hoje impostos à categoria e a reflexão sobre soluções que podem trazer mais liberdade para o exercício da profissão. O Ciclo de Debates Zumbi dos Palmares começou na segunda-feira (10/11), às 19h, com a discussão de “Mídia, eleições e perspectivas para a comunicação”. O debate contou com a presença das jornalistas Sylvia Moretzsohn, professora da UFF e presidente da Comissão de Ética do Sindicato; Claudia de Abreu, secretária-geral do SJPMRJ; e Paula Máiran, presidente do SJPMRJ. A conversa abordou os acontecimentos das últimas eleições, os ataques à ética jornalística e as perspectivas com um possível Marco Regulatório da Comunicação.

No dia 17, também às 19h, o tema em debate será a “Sustentabilidade na radiodifusão comunitária”. Questões como combinar legalidade com sustentabilidade na radiodifusão comunitária e as possibilidades de sustento e financiamento das iniciativas, além de formas de mobilizar ativistas e comunidades para a implementação de projetos estarão em pauta nesse debate, que será conduzido por Adilson Cabral, professor da UFF, pesquisador do tema.

Sindicato dos Jornalistas promove Ciclo de Debates Zumbi dos Palmares, SISEJUFEÀs vésperas das celebrações do Dia da Consciência Negra, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) e a Comissão de Segurança dos Jornalistas do Rio trazem para o Ciclo de Debates Zumbi dos Palmares uma discussão acerca do racismo no jornalismo no dia 18/11, terça-feira, a partir das 18h.

Participam dessa mesa de debates Nilson Bruno, defensor público geral do estado; Rogério Gomes, superintendente da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir); Carlos Junior, fotojornalista, que foi hostilizado com xingamentos racistas por torcedores argentinos na Copa do Mundo; e Zezinho Andrade, jornalista, repórter fotográfico e radialista. Antes da conversa, serão exibidos alguns filmes.

“A reforma política é necessária?” A pergunta que não quer calar desde o fim do último processo eleitoral estará em discussão no dia 24 às 19h. Políticos e integrantes de movimentos sociais e sindicais vão discutir ideias e projetos para um sistema político-eleitoral que reflita de forma mais adequada a sociedade brasileira.

O Ciclo de Debates Zumbi dos Palmares abriga este mês o “Cine-Bar Diálogos”, que, no dia 27, a partir das 17h, exibe o novo documentário do cineasta Sylvio Tendler “Privatizações: a distopia do capital”. Após o filme, será realizado um debate. O bar ficará aberto do início ao fim do evento.

As atividades do Ciclo de Debates Zumbi dos Palmares serão realizadas no auditório do SJPMRJ, na Rua Evaristo da Veiga 16/17º Andar – Centro do Rio.

Com informações da CUT/RJ e do SJPMRJ

Últimas Notícias